Exemplos de Fluxos de Automação para você colocar suas campanhas em prática

Confira os exemplos de fluxos de automação mais utilizados e comece a tirar suas ideias do papel hoje mesmo

Introdução

Já parou pra pensar em quantas frases icônicas levam o tempo em sua composição? “Tempo é dinheiro”, “Tudo no seu tempo”, “Falta quanto tempo?”. Vivemos pensando no tempo, porque é contra ele que passamos boa parte do dia lutando. Quem não gostaria de poder se multiplicar e ter mais tempo de realizar tudo o que deseja?

E é com a premissa de economizar tempo que a automação de marketing vem ganhando espaço entre empresários de pequenas, médias e grandes empresas. Como tempo significa quase tudo, economizar tempo significa economizar investimento, recursos e, principalmente, esforços.

Mas, como você chegou até aqui, provavelmente já sabe de tudo isso. Então, para não gastar seu tempo, esse guia de exemplos segue uma linha bem prática ao mostrar algumas das infinitas possibilidades em que uma ferramenta de automação de marketing pode ajudar você a tirar o melhor das suas estratégias. Mostramos uma solução aplicada na prática e deixamos que sua imaginação e o conhecimento do seu negócio façam o resto.

Então não perca tempo e comece a leitura agora. Você não precisa ler este material em ordem cronológica, tampouco passar por todos os tópicos. Através dos títulos, buscamos deixar o mais claro possível para que você compreenda se aquele fluxo serve para você ou não, assim sobra mais tempo para gastar com o que realmente importa: colocar a mão na massa.

Boa leitura!

Acompanhe o material colocando seus aprendizados em prática no RD Station Marketing

Nos próximos parágrafos, você entrará em contato com uma grande quantidade de conhecimento sobre como a Automação de Marketing pode tornar os ganhos da sua empresa ainda melhores.

Você vai ver que, para aplicar os exemplos que separamos neste eBook, é importante contar com uma ferramenta de Automação de Marketing que disponha de todas as funcionalidades para avançar seus Leads ao longo de todo o funil, como a criação de Landing Pages, automação de Email Marketing, Fluxos de Automação e relatórios de análise.

Dependendo da escala de suas campanhas e dos objetivos que você precisa alcançar, é importante ficar atento para selecionar a ferramenta de marketing capaz de fornecer o suporte necessário.

No RD Station Marketing, além de encontrar todos os recursos necessários para aplicar o conteúdo deste material, você também encontra uma ferramenta tudo-em-um para a sua empresa, com:

  • Criação de modelos personalizados e análise das métricas de conversões nas Landing Pages;
  • Teste A/B para determinar o melhor assunto das suas campanhas de Email Marketing;
  • Implementação dos fluxos de nutrição através da Automação de Marketing;
  • Acompanhamento diário das taxas de conversão por etapas do funil de marketing, de visitantes até vendas;
  • Análise dos resultados e performance dos canais de aquisição de Lead com o Marketing BI;

Então, aproveite para começar seu teste grátis do RD Station Marketing (sem precisar cadastrar cartão de crédito) e veja junto do material como colocar em prática todas as estratégias para uma automação de marketing de alta performance.

Quando utilizar os Fluxos de Automação?

Antes de tudo é preciso entender como os Fluxos de Automação atuam em uma estratégia de Marketing Digital e quando devemos utilizá-lo nos projetos. 

IImagine o seguinte cenário: em uma loja física vários clientes acabam entrando durante o dia. O fluxo de atendimento e abordagem é sempre dividido entre os próprios vendedores.

Nitidamente os funcionários prosseguem com um pitch de vendas, oferecendo também ajuda no que o cliente procura para evoluir seu atendimento. 

Na internet existem diversos públicos, desde visitantes até consumidores. Logo, não é possível controlar o fluxo de acesso, identificar as oportunidades e oferecer caminhos assertivos para cada um dos perfis. 

Em um Fluxo de Automação, na medida que os Leads chegam na sua base de contatos, são percebidos por características e comportamentos que já acionam os próximos passos da jornada

Graças a esse recurso, é possível criar caminhos de destino personalizados e em escala – garantindo que ninguém passe despercebido e que todos recebam as principais interações definidas pela empresa. 

Dessa maneira, eles funcionam para qualquer negócio ou projeto e são essenciais para evoluir os estágios de compra na internet. A empresa, por sua vez, obtém o controle e execução da estratégia com criação de e-mails, notificações, agrupamentos e até distribuição entre os vendedores. 

Além disso, ao utilizar o recurso poupa-se tempo e diminui o trabalho repetitivo e operacional. 

Bom, agora que você já sabe como funciona, vamos entender quais recursos não podem faltar nos Fluxos de Automação.

Principais recursos (e os mais utilizados) no Fluxo de Automação

Para executar um bom trabalho e garantir um funcionamento durante 24 horas, é preciso estar atento em alguns requisitos que facilitam sua estratégia e os tornam mais inteligentes:

Interações de Entrada e Saída

A definição de entrada e saída dos contatos são os requisitos mais importantes que acionam sua estratégia. Essa definição é o gatilho que faz com que todos os contatos vão percorrer o fluxo quando atenderem as condições.
Geralmente as mais utilizadas são: conversão em eventos e/ou materiais, fazer parte de determinadas listas de segmentações, serem marcados como oportunidades e/ou atender características de perfil.
Assim, para ativar o Fluxo de Automação é preciso definir essas categorias e ativá-las, permitindo que quem atende, inicie no fluxo.

Modo de espera e agendamento de ações

Sendo o principal benefício a automatização de ações, os recursos de espera e agendamento são básicos para garantir que tudo ocorra no momento certo. Seja para enviar um e-mail, aguardar alguns dias para a próxima abordagem ou mesmo não deixar os Leads esperando.
Esse cuidado também é essencial para garantir que as ações ocorram em um momento oportuno: quando a empresa e os vendedores estão ativos para receberem as oportunidades, sem deixar que esfriem.

Sequências de e-mails

Com as sequências de e-mail é possível criar uma régua de comunicação que permita avanços na Jornada de Compras. Nesse caso, destina-se uma estratégia para cada fluxo, combinando informações e CTAs que engajem e levem os Leads ao destino certo.

Roteamento de Leads

Ao lidar com Leads, é preciso entender que o comportamento pode mudar o tempo todo. Afinal, existem pessoas que correspondem aos estímulos de maneiras diferentes. Em um Fluxo de Automação também é preciso “prever” novas rotas no caminho, tornando possível adotar novas alternativas quando acontecerem. 

O roteamento de Leads é uma das funcionalidades que ajudam nesse cenário. Tratam-se de ações que permitem adicionar ou remover os contatos do fluxo, enviar para integrações com outros aplicativos, dividir os caminhos e até unificar a jornada. 

Gerenciador de Leads

Na medida que os contatos entram e percorrem uma determinada rota, é preciso identificarmos quais estão evoluindo ou encontram-se preparados. Com um gerenciador de Leads você pode adicionar tags de identificação, marcar oportunidades automaticamente, alterar o estágio de Leads e clientes e até registrar uma venda ao longo do caminho.

Essas características podem ser consideradas e compartilhadas com as próximas estratégias e até novos fluxos.
Com o gerenciamento de Leads, você ainda garante todo o histórico dos contatos mesmo que saiam ou acabem sua etapa em um fluxo.

Notificação e compartilhamento automático

Seus contatos estão preparados para uma venda? Agora é chegada a hora de enviá-los direto para o pipeline comercial.
Além de facilitar o compartilhamento de todos os Leads que estão prontos para avançar, você poderá enviar as principais informações e notificar os vendedores em tempo real quando alguém se tornar oportunidade.
Isso diminui o tempo de entrega e a perda de dados pelo caminho, e ainda garante os contatos mais quentes.

Integração com CRM

Se existe uma Jornada de Compras que passa pelos vendedores, a melhor alternativa é combinar o uso do Fluxo de Automação com um CRM de Vendas.
Essa integração permitirá que os processos comerciais sejam facilitados, registrando cada interação desde a chegada do Lead e diminuindo o ciclo de vendas.

Como definir a entrada dos Leads, afinal?

Se você chegou até aqui, devemos lembrar novamente que os Fluxos de Automação podem ser utilizados para qualquer estratégia, após a conversão e captura dos contatos.

Entretanto, para definir sua entrada em um fluxo, é preciso considerar alguns cuidados e requisitos que tornam a experiência mais assertiva e direcionada.
Por isso, um dos principais mandamentos a serem seguidos é: escolha para qual caminho deseja levar os Leads, no final das contas. Isso significa que não é uma boa prática adicioná-los em vários Fluxos de Automação ao mesmo tempo (além de confundi-los, você poderá perder resultados).

Para ter sucesso é preciso entender que essa estratégia dará suporte ao comportamento dos Leads, construindo a confiança e relacionamento de acordo com seus próprios interesses. 

Portanto, se você quer começar a criar seus primeiros Fluxos de Automação, a dica é:

  • Comece mapeando todos os pontos de conversão dos Leads e construa caminhos quando acionados por eles (conversão de materiais, primeiro cadastro e etc);
  • Quando possível, considere características de perfil dentro dos fluxos, direcionando os caminhos desejados para as oportunidades em potencial desde sua chegada;
  • Faça filtros por abertura ou cliques nos e-mails, identificando quem não está interagindo e adotando uma medida de resgate;
  • Priorize determinados Fluxos de Automação, evitando que seus contatos recebam várias comunicações ao mesmo tempo;
  • Lembre-se de construir fluxos intencionais para a decisão de compra. Para isso é preciso combinar uma Segmentação de Leads e considerar sua Jornada de Compras para desenvolver caminhos com quem tem mais chance de fechar negócio. 
  • Existe algum caminho que é sempre percorrido? Faça um Fluxo de Automação que antecipe certas necessidades.
  • Faça testes AB e acompanhe de perto a conclusão da meta.

💡 Veja como fazer Fluxos de Automação na prática: participe de uma Demonstração grátis para aprender o passo a passo da estratégia e ainda tirar dúvidas com os especialistas da RD Station. Clique aqui e inscreva-se na sessão!

Exemplos de Automação de Marketing

Boas-vindas no site

Funciona para qualquer negócio e é considerado um dos mais importantes para engajar os contatos recém-chegados. Nos primeiros minutos de contato com a empresa, os Leads estão mais propensos a dar atenção e se envolver com as comunicações.

No exemplo abaixo, consideramos a conversão em um evento de contato no site, humanizando o processo e expressando um real interesse com os Leads.

E-commerce

Abandono de Carrinho

Cansado de ver seus visitantes “só darem uma olhadinha”? Com esse fluxo, você consegue incentivar seus clientes a adquirirem os produtos que estavam afim de comprar. Para gerar mais chances de conversão, você pode premiá-lo com um desconto ou trazer mais informações que possam ajudá-lo a tomar essa decisão.

O fluxo começa com uma lista de segmentação que inclui todas as pessoas que abandonaram o carrinho em sua loja. Se, após 1 dia, o possível cliente não finalizou, a ferramenta identificará que ele não faz parte da sua base de conversões e o e-mail é automaticamente enviado. Se, ainda assim, após 5 dias de envio o consumidor ainda não entrou para a sua lista de conversões, um outro e-mail pode ser enviado para tentar convencê-lo. Neste caso, você ainda pode conferir cliques e inseri-lo em suas comunicações de SMS, Push ou in-app através de integrações da ferramenta, para continuar essa comunicação de incentivo.

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Varejo

Programa de Fidelidade + Pesquisa de Satisfação

Este fluxo irá ajudar você a colher insights sobre o seu negócio, atuando na melhoria do relacionamento com os clientes. Toda vez que uma nota baixa for atribuída ao seu negócio, você será notificado e poderá trabalhar em campanhas de relacionamento para entender a percepção que seu Lead teve sobre seu negócio.

A partir do cadastro no programa de fidelidade, realizado na loja física, este fluxo começa enviando um e-mail de boas-vindas no programa, seguindo para uma pesquisa de satisfação que identifica a pontuação atribuída pelo Lead (com a ajuda de uma Segmentação).

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Estética

Lembrar nova sessão de depilação

Sabe aquela agenda cheia de lembretes com as próximas sessões dos seus clientes? Pode aposentá-la. Com esse fluxo de automação, você consegue garantir que todos os seus clientes sejam lembrados por e-mail de marcar uma próxima visita ou de não se esquecerem de uma visita já agendada.

A partir do cadastro de comparecimento na sessão de depilação o fluxo separa os Leads em caminhos:

  • Os que fizeram sua primeira sessão recebem um e-mail de boas-vindas e com os cuidados necessários e a programação para, daqui 10 dias, receber um lembrete de agendar a sessão;
  • Os que estão realizando sessões normais, ficam na espera por 15 dias para receber o e-mail com benefícios do procedimento.

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Turismo e Lazer

Novidades em Viagens

Se seus públicos têm interesses diferentes, por que mandar a mesma comunicação para todos? Neste fluxo, mostramos como enviar novidades de ofertas, novos roteiros e principais cuidados nas viagens.

No fluxo ainda é possível segmentar Leads em diferentes estágios, identificando os contatos que se tornam oportunidades na medida em que interagem.

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Nutrição e levantamento de Oportunidade

Neste fluxo de automação, mostramos como um material rico pode servir de apoio para suas próximas comunicações. Dentro da Landing Page, você pode realizar perguntas, que irão definir em qual etapa do funil o Lead se encontra e criar estratégias específicas para cada momento.

A partir da Landing Page do material rico, separamos os Leads que responderam não ter “viagem programada”. Em seguida, o fluxo dispara conteúdos de apoio que estimulem o planejamento e consideração da oferta (neste caso, adquirir um pacote de viagem).

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Consultoria

Nutrição e Geração de Oportunidade

Este fluxo mostra, de um jeito mais curto, como uma jornada do Lead até o seu vendedor deve ser, realizando conversão de materiais ou possuindo o perfil ideal para ser abordado pela sua empresa. Toda a jornada aqui pode ser estendida, ou até mesmo encurtada, dependendo do SLA entre suas áreas de marketing e vendas.

Use o exemplo como base e crie o fluxo da maneira que for mais relevante para o seu negócio. Um serviço mais complexo, por exemplo, poderá ter o dobro do tamanho, com períodos menores.

Através da conversão de um material de meio, o fluxo divide o Lead do perfil ideal para a consultoria, marca como oportunidade e envia para um dono do Lead.

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Treinamento

Pré-inscrição em cursos

Neste exemplo, mostramos como construir uma estratégia de lançamento com 3 e-mails sequenciais que antecedem o lançamento do curso. Após o “aquecimento”, filtramos os Leads que se tornaram oportunidades para receberem o acesso ao link referente.

Para os Leads que não se tornaram oportunidades, sugerimos a entrega de um cupom para resgatá-lo! Desta maneira, ao chegar no final do período, você garante que possui somente Leads realmente engajados com o seu assunto e que estão mais propícios a desenvolver uma relação com a sua empresa.

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Indústria

Nutrição + Oportunidade

Neste fluxo, mostramos como trabalhar seus Leads para um produto mais complexo. Ao invés de já abordarmos o contato com uma proposta logo de cara ou solicitando todos os dados de uma vez, a evolução do Lead nesse cenário é faseada e um pouco mais longa, para garantir mais qualificação.

Através da conversão de um material de manual, o fluxo envia materiais de qualificação para em seguida marcar o Lead como qualificado. Há ainda uma validação de oportunidade para se certificar de que atende os requisitos e só então compartilhá-lo com o time de vendas.

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Pós-venda

Seja na loja física ou on-line: toda atenção no pós-venda pode ser decisiva para fidelizar os clientes.

A estratégia sobretudo, deve ser personalizada e levar em consideração as próprias informações de perfil e compra. No exemplo abaixo trouxemos uma jornada envolvendo pesquisa de satisfação, cupom de desconto e oferta de produtos novos e/ou similares ao que foram comprados.

Dica: com o mapeamento da Jornada de Compras, o fluxo poderá respeitar a data de recompra ou renovação dos produtos, levando em conta seu ciclo de vidas.

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Roteamento de Oportunidades para CRM

Uma maneira simples e muito eficaz de monitorar o seu relacionamento com os seus Leads é através de uma ferramenta de CRM. Nela, você consegue registrar automaticamente suas ações, garante que nunca irá esquecer de fazer o follow-up, além de centralizar todas as informações em um só lugar. Com ela, é possível compreender ainda mais as necessidades dos seus Leads e trabalhar com estratégias individuais ainda mais impactantes.

Para isso, você pode facilmente integrar sua ferramenta de automação de marketing à ferramenta de CRM seguindo os passos abaixo. No RD Station Marketing, você pode realizar essa integração com o RD Station CRM ou outra ferramenta da sua escolha definindo que o fluxo de automação tornará todos os participantes da sua lista de perfil comercial como Leads qualificados.

Após isso, você deve atribuir um dono a esse lead qualificado e pode notificar um e-mail principal de que isso foi feito. Após isso, o lead deverá ser marcado como oportunidade e enviado para a URL de imigração. Dessa forma, os Leads que corresponderem aos critérios estabelecidos entre Marketing e Vendas, passam automaticamente para a área comercial.

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Conclusão

Esperamos que estes Fluxos de Automação possam ajudar você a colocar em prática suas estratégias! Todos eles foram montados no RD Station Marketing e, as imagens que você viu ao longo do material, são prints feitos diretamente da ferramenta.

Para facilitar ainda mais seus projetos, a própria ferramenta disponibiliza modelos prontos para habilitar, ativar e começar a dar os primeiros passos:

Sabemos que esse processo de estruturação dentro do software de Automação de Marketing demanda um pouco mais de atenção, já que um detalhe esquecido pode fazer com que aconteçam disparos simultâneos ou que alguns envios nunca aconteçam. Portanto, é importante contar com o auxílio de uma ferramenta que permita a visualização completa do seu fluxo, assim como nas imagens, e que as alterações de detalhes esquecidos ou feitos de maneira equivocadas sejam facilmente resolvidos.

Alguns dos exemplos que citamos aqui são um pouco mais complexos que os outros, então, para garantir que tudo foi feito da maneira correta, realize testes com seus próprios e-mails pessoais para ter certeza de que todas as funções e agendamentos foram feitos de maneira correta. Para ajudar nesse processo, o RD Station Marketing disponibiliza um período de testes, que você pode usar para seguir os passos deste material sem gastar nada a mais por isso durante 10 dias.

Se você gostou dos exemplos deste eBook, não esqueça de adicioná-lo aos seus favoritos. Ele sempre estará por aqui quando precisar realizar uma consulta ou outra. E, se sente que ainda precisa desenvolver seus conhecimentos em Automação de Marketing, agende uma Demonstração ao vivo com especialistas para ajudá-lo. É só clicar aqui!

Boas vendas!

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