Ebook
Ebook
Os KPIs (em inglês Key Performance Indicators) são os Indicadores-Chave de Desempenho observados por um negócio. Ou seja: os valores quantitativos fundamentais que medem os seus principais processos internos.
Eles são parte fundamental da estratégia de gestão de qualquer empresa e possibilitam um acompanhamento e melhor gerenciamento do nível de desempenho e sucesso das estratégias.
Com os KPIs, a empresa consegue entender como está cada um dos números e traçar metas plausíveis e realizáveis.
Se, por exemplo, o CAC (Custo de Aquisição do Cliente) está alto em determinada organização, os gestores sabem que devem olhar mais atentamente para os processos dentro das áreas de Marketing e Vendas. Já se a retenção está baixa, são as etapas de atendimento ao cliente que precisam ser observadas.
Essas métricas devem ser separadas em níveis: as mais gerais e estratégicas para o negócio como um todo e as mais específicas, que dizem respeito a uma determinada área ou detalhe operacional.
Métricas gerais (exemplos):
Métricas específicas (exemplos):
Existem ainda diversas categorias de indicadores, como veremos a seguir.
Para tomar decisões baseadas em dados, é fundamental trabalhar com informações reais que demostrem os resultados alcançados pelas suas estratégias.
Dependendo da escala de suas campanhas de Marketing e dos objetivos que você precisa alcançar, é importante selecionar a ferramenta certa para colocar tudo em prática.
É por isso que utilizar o RD Station Marketing vai permitir que você não apenas execute campanhas de divulgação em diversos canais, mas também consiga analisar os KPIs e o retorno obtido com cada ação. Isso é feito através de funcionalidades como:
Aproveite para começar seu teste grátis do RD Station Marketing (sem precisar cadastrar cartão de crédito) e veja junto do material como colocar em prática todas as ações de análises de KPIs.
Com tantas possibilidades de análise, é fundamental que a empresa tenha em mente quais são os indicadores fundamentais (ou chaves) para o seu negócio.
Seguem, abaixo, algumas das principais categorias de KPIs:
São ferramentas aplicadas de maneira contínua na gestão de negócios com o objetivo de avaliar o rendimento e a eficiência dos processos nas empresas. Resumidamente, agem para mensurar a quantidade de recursos que uma empresa utiliza para gerar um determinado produto e/ou serviço.
Seguem junto aos indicadores de produtividade, uma vez que auxiliam na análise de qualquer imprevisto ou erro ocorrido ao longo de um processo produtivo.