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KPIs: tudo o que você precisa saber sobre os Indicadores de Negócio

Ter KPIs bem definidos é parte fundamental da estratégia de gestão de uma empresa. Saiba como definir os KPIs certos e como otimizá-los com o Inbound Marketing!

Introdução

Os KPIs (em inglês Key Performance Indicators) são os Indicadores-Chave de Desempenho observados por um negócio. Ou seja: os valores quantitativos fundamentais que medem os seus principais processos internos.

Eles são parte fundamental da estratégia de gestão de qualquer empresa e possibilitam um acompanhamento e melhor gerenciamento do nível de desempenho e sucesso das estratégias.

Com os KPIs, a empresa consegue entender como está cada um dos números e traçar metas plausíveis e realizáveis.

Se, por exemplo, o CAC (Custo de Aquisição do Cliente) está alto em determinada organização, os gestores sabem que devem olhar mais atentamente para os processos dentro das áreas de Marketing e Vendas. Já se a retenção está baixa, são as etapas de atendimento ao cliente que precisam ser observadas.

Essas métricas devem ser separadas em níveis: as mais gerais e estratégicas para o negócio como um todo e as mais específicas, que dizem respeito a uma determinada área ou detalhe operacional.

Métricas gerais (exemplos):

  • Taxa de Churn;
  • MRR (Receita Mensal Recorrente);
  • Fluxo de Caixa.

Métricas específicas (exemplos):

  • Custo por Lead;
  • Taxas de conversão.

Existem ainda diversas categorias de indicadores, como veremos a seguir.

Analise os dados que impactam nos resultados com o RD Station Marketing

Para tomar decisões baseadas em dados, é fundamental trabalhar com informações reais que demostrem os resultados alcançados pelas suas estratégias.

Dependendo da escala de suas campanhas de Marketing e dos objetivos que você precisa alcançar, é importante selecionar a ferramenta certa para colocar tudo em prática.

É por isso que utilizar o RD Station Marketing  vai permitir que você não apenas execute campanhas de divulgação em diversos canais, mas também consiga analisar os KPIs e o retorno obtido com cada ação. Isso é feito através de funcionalidades como:

    • Análise das métricas de visitantes e conversões nas Landing Pages;
    • Visibilidade dos principais resultados no envio de Email Marketing, como taxa de abertura e taxa de clique;
    • Desempenho dos fluxos de nutrição através da Automação de Marketing;
    • Acompanhamento diário das taxas de conversão por etapas do funil de marketing, de visitantes até vendas;
    • Análise dos resultados e performance dos canais de aquisição de Lead com o Marketing BI;
    • E muito mais!

Aproveite para começar seu teste grátis do RD Station Marketing (sem precisar cadastrar cartão de crédito) e veja junto do material como colocar em prática todas as ações de análises de KPIs.

Diferentes categorias de Indicadores de Desempenho

Com tantas possibilidades de análise, é fundamental que a empresa tenha em mente quais são os indicadores fundamentais (ou chaves) para o seu negócio.

Seguem, abaixo, algumas das principais categorias de KPIs:

Indicadores de produtividade

São ferramentas aplicadas de maneira contínua na gestão de negócios com o objetivo de avaliar o rendimento e a eficiência dos processos nas empresas. Resumidamente, agem para mensurar a quantidade de recursos que uma empresa utiliza para gerar um determinado produto e/ou serviço.

Indicadores de qualidade

Seguem junto aos indicadores de produtividade, uma vez que auxiliam na análise de qualquer imprevisto ou erro ocorrido ao longo de um processo produtivo.

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