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Como usar o WhatsApp em estratégias de Marketing Digital

Veja como aproveitar todos os recursos do WhatsApp Business, quais as melhores maneiras de gerar Leads através do WhatsApp e como conectar esse canal com as demais estratégias de Marketing Digital.

Introdução

Em todo o mundo, o WhatsApp já alcançou a marca de 2 bilhões de usuários ativos. Essa informação foi divulgada em fevereiro de 2020 no blog oficial do aplicativo. O recorde veio pouco mais de dois anos após o WhatsApp chegar a 1,5 bilhões de usuários.

Esses números só comprovam que o WhatsApp é uma ótima plataforma para qualquer profissional ou empresa oferecer seus produtos e serviços por meio dos dispositivos móveis. Na verdade, é o caminho natural para qualquer negócio, já que passamos em média 4 horas e 41 minutos por dia olhando para as telas que carregamos nos bolsos.

Essa última informação vem do Global Digital Insights 2020, uma pesquisa realizada pela parceria da Hootsuite com a We Are Social, divulgada anualmente. Esse tempo médio diário coloca o Brasil na 6ª posição mundial para a métrica.

É por conta de todos esses dados que as empresas estão criando ações direcionadas e descobrindo maneiras eficazes de alcançar novos clientes através do WhatsApp. O aplicativo de mensagens já se provou ser muito útil para atendimento ao cliente, mas há muito mais para explorar com as comunicações individuais, conectando com suas estratégias de marketing.

Mas realmente dá para utilizar o WhatsApp para colocar em prática as estratégias de Marketing Digital? Sabemos que há outras opções de canais como o Email Marketing ou Mídia Paga, mas devemos lembrar que além do volume de usuários ativos, o público que utiliza o WhatsApp é extremamente dedicado à plataforma.

Isso significa que sim, vale muito a pena utilizar esse aplicativo para investir em ações de Marketing Digital. E para comprovar isso, o WhatsApp desenvolveu uma versão direcionada para as empresas. É o WhatsApp Business, lançado em 2018.

As dicas apresentadas aqui vão ajudar você a criar campanhas de marketing inovadoras por meio da maior plataforma de mensagens do mundo, e entender como ela pode trabalhar em conjunto com as suas ações de Marketing Digital.

Boa leitura!

Combine suas estratégias do WhatsApp com as funcionalidades do RD Station Marketing

Existem diversas ferramentas de marketing digital no mercado, com as mais variadas funções. Mas, para fortalecer suas ações no WhatsApp, é fundamental contar com uma que possa oferecer funcionalidades eficientes para colocar tudo o que você precisa em prática.

Dependendo da escala de suas campanhas de marketing e de como você deseja utilizar o WhatsApp como parte de uma estratégia mais robusta e que envolva mais de um canal, é importante ficar atento para selecionar a ferramenta de marketing capaz de fornecer o suporte necessário.

É por isso que utilizar o RD Station Marketing em conjunto com o WhatsApp permitirá que você não apenas execute campanhas de divulgação neste canal, mas também realize outras atividades, como:

    • Gerar novos contatos e os direcionar para uma conversa dentro do aplicativo, através da nova funcionalidade Botão do WhatsApp;
    • Criar Landing Pages de forma rápida e direcionar as conversões para uma conversa de WhatsApp;
    • Lançar campanhas de Email Marketing que conectem seus leads ao WhatsApp do vendedor;
    • Filtrar e segmentar seus Leads;
    • Implementar seus fluxos de contatos com Automação de Marketing;
    • Manter o registro das respostas recebidas nos seus formulários;
    • Enviar Leads automaticamente para seus vendedores quando estiverem prontos para a compra;
    • Analisar todos os canais de comunicação.
    • Integrar com soluções de WhatsApp, ampliando as possibilidades de comunicação;
    • E muito mais!

Então, aproveite para começar seu teste grátis do RD Station Marketing (sem precisar cadastrar cartão de crédito) e acompanhe junto com o material como colocar em prática todas as ações que verá aqui utilizando o WhatsApp.

1. O que é e como usar o Whatsapp Business na sua empresa

Para utilizar o WhatsApp com a finalidade comercial, não faz sentido usar a sua conta privada, não é mesmo?

Se achava que deveria ter um perfil pessoal, saiba que você corre o risco de perder informações valiosas ou confundir as mensagens relacionadas a negócios com as suas particulares, além de deixar de usar muitos recursos úteis disponíveis na ferramenta própria para negócios do WhatsApp.

Para as empresas, o WhatsApp tem uma solução exclusiva: o WhatsApp Business. O aplicativo está disponível para Android e iOS, mas também pode ser acessado nos desktops através da sua plataforma online, o WhatsApp Web, que você pode abrir no navegador.

O WhatsApp Business foi desenvolvido especificamente para empresas que desejam marcar presença no WhatsApp para gerar novos negócios e manter o relacionamento com o seu público.

O aplicativo é bem semelhante à versão comum do WhatsApp. Mas a vantagem é que ele possui vários recursos que permitem que as empresas se comuniquem de forma mais efetiva com seus clientes.

No seu blog oficial, foi divulgada a informação de que mais de 80% das pequenas empresas no Brasil afirmam que o WhatsApp ajuda na comunicação com seus clientes e com o crescimento de seus negócios (fonte: estudo Morning Consult). Então não dá para deixar de usar essa solução para o seu negócio!

A partir de agora, vamos dar uma olhada em como funciona, quais são os seus recursos e como utilizar o WhatsApp Business.

Como criar uma conta comercial no WhatsApp Business?

Para começar a usar essa ferramenta, é preciso baixar o aplicativo WhatsApp Business na Google Play Store ou na App Store. A partir da instalação, a configuração é a mesma em ambas as plataformas.

A primeira tela que verá ao abrir o aplicativo já deixa claro que o objetivo é criar perfis para empresas. Você também consegue conferir todos os Termos de Serviço do app.

WhatsApp Business

O primeiro passo, depois de concordar e continuar, é fazer o seu cadastro usando um número de celular. Você deve usar seu número de telefone comercial, pois isso facilitará a verificação que acontece logo depois por SMS.

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