Notícias da Semana: Amazon reforça presença no Brasil com Alexa e dispositivos Echo

E não é só isso: a Amazon também está expandindo suas ações para a vizinha Argentina

Bruno Volpato
Bruno Volpato4 de outubro de 2019
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Ele chegou. Sim, você sabe de quem eu estou falando. É dele mesmo, o último trimestre de 2019. Não pense, contudo, que vou abordar esse fato sob uma ótica pessimista. Hoje não, diria o pensador Cléber Machado, pois tenho certeza que é tempo de começar a colher os frutos de um grande ano. Pense em tudo de bom que aconteceu, hoje sim!

E que tal já começar a pensar no ano que vem, para que seja igualmente incrível a 2019? Sim, ainda tem algum tempo pela frente, mas neste post você encontra um convite para mais um super evento online da RD. Agora em outubro, ao invés de uma semana temática, vamos ter um mês inteiro de webinars sobre planejamento de Marketing e Vendas!

ron swanson

Mas, calma, ainda não pule diretamente para o final para se inscrever. Antes, fique por dentro das novidades mais relevantes de tecnologia. A Amazon deu mais um passo em sua expansão no Brasil, mas também está botando um pé na vizinha Argentina. Continue lendo o post para se informar!

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba toda sexta-feira os melhores conteúdos e as notícias mais relevantes da semana em seu email

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Amazon reforça presença no Brasil com Alexa e dispositivos Echo

Menos de 3 semanas depois da chegada do Prime, a Amazon dá mais um sinal do seu interesse no mercado brasileiro. A inteligência artificial Alexa agora fala português, e os dispositivos Echo já podem ser comprados diretamente em nosso país. Em breve, quem sabe, Jeff Bezos virá lançar seus foguetes diretamente de nossas terras.

A parte da aventura espacial é brincadeira, mas a Amazon não está brincando em serviço em se tratando de Brasil. Ela saiu na frente de suas principais concorrentes no domínio da humanid…, digo, do mercado de tecnologia, o Google e a Apple. Ambas ainda não têm hardwares lançados nesse país lindo e trigueiro, terra de samba e pandeiro.

Falando em brasilidades, a Amazon garante que a Alexa está treinada para reconhecer diferentes sotaques regionais e entender traços culturais diversos. "Ela informa como se fosse um amigo falando, foi uma das decisões que tomamos no início do desenvolvimento por aqui", disse Ricardo Garrido, diretor geral de Alexa no Brasil, em matéria do G1.

Já que a sede da Resultados Digitais fica em Florianópolis, estamos curiosos para saber como a Alexa vai fazer para entender os nossos queridos Manezinhos da Ilha:

Conexão total

De fato, é fundamental entender perfeitamente o que os usuários dizem, já que uma das propostas da Alexa e dos dispositivos Echo é conectar quase que todos os aspectos de suas vidas. Da iluminação da casa até a conta do banco, passando por pedir um Uber, a Amazon quer que você solicite tudo por voz e tenha a resposta (ou ação) que procura.

Por enquanto, dois dispositivos Echo já podem ser comprados no Brasil: o Echo Dot e o Echo Show 5. Ambos estão com 100 reais de desconto na pré-venda, que vai até o dia 8 de outubro. Em novembro, chega o Echo principal, aquele mais alto, o modelo mais recente da marca. Você vai adquirir algum dispositivo da Amazon? E falar em português com a Alexa?

Links relacionados:

Amazon pode reforçar presença na Argentina em breve

Enquanto isso, no país vizinho, a Amazon pode fazer um tipo diferente de investimento. De acordo com uma reportagem exclusiva da Bloomberg, uma parte da infraestrutura de nuvem pode vir parar na região metropolitana de Buenos Aires. Algumas pessoas da empresa confirmaram, sem serem identificadas. Eu gosto de pensar que são essas pessoas abaixo:

willy-magia

Provavelmente não são, mas esse é meu GIF favorito envolvendo argentinos e ninguém vai me impedir de usá-lo. O investimento feito pela Amazon giraria em torno de 800 milhões de dólares em 10 anos, o que daria para fazer alguns asados como esse aí acima. A região escolhida tem benefícios fiscais e leis de estímulo à instalação de empresas de tech.

Até mesmo por isso, várias empresas de tecnologia já estão na região de Buenos Aires. A presença de servidores “hermanos” da Amazon Web Services seria financeiramente atraente para quem já está lá e quem sabe até para as empresas brasileiras. Aliás, será que os argentinos se referem a nós como “irmãos”? Creo que no.

A reportagem da Bloomberg traz um dado bem interessante: apenas em 2019, a venda de serviços e softwares de computação em nuvem deve bater na casa de 214 bilhões de dólares. É, inclusive, mais uma frente de batalha envolvendo Amazon, Google e, nesse caso, Microsoft pelo domínio da humanid…, digo, do mercado de tecnologia.

Links relacionados:

Agora você pode pedir que seu Tesla vá até você, porque sim

A Tesla lançou seu pacote de atualizações de software nesta semana. A feature que mais chama a atenção é a Smart Summon, que nada mais é do que chamar o seu próprio Tesla para que ele venha até você. Por que, você pergunta? Porque sim, eu respondo. Há uma série de restrições, e a principal delas, até o momento, é que eu não tenho um Tesla.

Falando sério, de acordo com uma reportagem da Wired, a companhia pede que você siga estritamente todas as orientações. A ideia, naturalmente, é evitar uma tragédia. Inclusive, a própria Tesla indica que a novidade só seja usada dentro de estacionamentos. E o motorista deve estar a menos de 60 metros, chamando seu possante por meio de um app no celular.

christine

Além do óbvio uso para agentes secretos que querem atropelar seus inimigos para escapar de algum tipo de armadilha, o Smart Summon pode ser útil quando você está cheio de compras para carregar. Ou se estiver chovendo muito, talvez. Na verdade, seria um passo da Tesla rumo a carros autônomos, mas a matéria da Wired não bota muita fé.

Links relacionados:

RD lança o Mês do Planejamento de Marketing e Vendas para 2020

Como falamos na introdução deste post, chegou a hora de se preparar para o ano que vem! Por isso, lançamos o Mês do Planejamento de Marketing e Vendas para 2020. Serão 8 webinars gratuitos e ao vivo, com especialistas da RD e de grandes empresas.

A programação começa já no dia 8 de outubro, e vai até o dia 31. Você  terá acesso a estratégias avançadas e ficará por dentro das principais tendências para capturar mais contatos e vender mais. Inscreva-se agora, e tenha ainda a chance de ganhar prêmios!

Mês do Planejamento de Marketing Digital e Vendas para 2020

Um mês inteiro com experts do mercado trazendo dicas e estratégias para 2020

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

Veja também

Notícias
Notícias da Semana: menos da metade das pesquisas no Google resultam em clique, e Orkut é bloqueado no Tinder
Notícias
9 razões para trabalhar na RD: a próxima etapa da sua carreira pode estar aqui
Notícias
Camely Rabelo fala sobre aceleração de vendas no RD Summit Live Show 2022