Cristiano Santos compartilha dicas para se dar bem no LinkedIn no palco do #RDSummit

Conheça as dicas exclusivas que Cristiano Santos compartilhou com o público do RD Summit 2019

Leonardo Bressiani
Leonardo Bressiani6 de novembro de 2019
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Este post faz parte do RD Summit Live Show, a cobertura completa do RD Summit 2019. Além de artigos, teremos entrevistas com palestrantes, fotos, vídeos e mais durante os três dias de evento. Visite a página da cobertura e fique por dentro de tudo!

Com um sorriso de ponta a ponta no rosto, Cristiano Santos subiu ao palco contando um pouco da sua história. Ele, que já palestrou anteriormente no RD Summit, comentou o quão emocionado estava por ter sido escolhido pelos participantes para transmitir seu conteúdo diretamente da plenária, nossa sala com maior quantidade de lugares.

Na promessa de fazer uma apresentação inesquecível para as milhares de pessoas que estavam presentes, Cristiano começou mostrando como o LinkedIn é uma oportunidade ainda pouco explorada no Brasil. Dos mais de 660 milhões de usuários presentes na rede, 40 milhões deles se encontram aqui no Brasil.

E o número só cresce: diferente das outras redes sociais, que têm perdido usuários nos últimos tempos, o LinkedIn ganha cerca de 2 novos membros por segundo. Para se destacar em uma rede social que só cresce, é importante saber se portar. Como? Continue lendo, que vamos compartilhar as dicas exclusivas da palestra.

eBook: Como vender mais no LinkedIn

Aprenda a descobrir potenciais clientes, influenciar decisões e superar suas metas de vendas por meio desta rede social

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Como me comunicar no LinkedIn?

“Cada rede social tem uma roupa diferente, e a nossa linguagem muda conforme a definição dessa roupa”. Com essa reflexão, Cristiano deixa bem claro que você deve entender que diferentes mídias sociais trarão diferentes comportamentos de uma mesma pessoa.

Mas muito se engana quem pensa que LinkedIn vive somente de currículo e ofertas de vagas: “antes mesmo do emprego, os usuários do LinkedIn estão buscando consumir conteúdo”.

Com a chegada das reações, aquelas palminhas e corações que você já deve ter visto se usa a rede com frequência, a empresa deixou bem claro que seu objetivo é humanizar ainda mais os relacionamentos, afinal, “um currículo só mostra quem você foi, no LinkedIn você consegue mostrar quem você é”.

Se você só possui uma conta e ainda não está explorando o máximo das conexões que a rede permite, prepare-se para tirar as teias de aranha do seu perfil com as dicas abaixo.

Foto 06 11 2019 13 07 39

Dicas para turbinar o seu perfil no LinkedIn:

Entre as diversas dicas dadas pelo palestrante ao longo dos mais de 40 minutos de apresentação, separamos nove dicas que poderão ajudar você a explorar ainda mais as possibilidades e garantir conexões e relações ainda melhores:

Dica 1:

Siga as empresas onde gostaria de trabalhar, potenciais parceiros ou até concorrentes - Fique por dentro de tudo o que acontece no universo do seu cargo de interesse. Saiba como os funcionários dessas empresas se portam e tente deixar o seu perfil próximo ao que você imagina que gerará interesse nos recrutadores do seu cargo.

Dica 2:

Dê os parabéns aos membros da sua rede quando iniciam novas funções profissionais - Quem não é visto, não é lembrado.

Dica 3:

Personalize as mensagens na hora de convidar alguém para fazer parte da sua rede - Se você não conhece a pessoa que está adicionando, muito provavelmente a pessoa também não conhece você. Tente não ser prolixo no convite e passe todas as informações necessárias para que a pessoa saiba o motivo pelo qual você a está adicionando.

Dica 4:

Compartilhe conteúdo e conhecimento com sua rede, mostre suas expertises, marque presença e dialogue - Transforme seu perfil em um local para compartilhamento de suas experiências. Fale sobre o que você mais sabe e dê sua opinião pessoal sobre assuntos relacionados à sua expertise. Mostre aos seus seguidores que você domina determinado assunto e torne-se, aos poucos, relevante entre seus conhecidos.

Dica 5:

Nunca colocar a palavra desempregado no seu perfil - Recrutadores não buscam por pessoas desempregadas. Recrutadores buscam por qualificação. Deixe seu perfil com o máximo de informações relacionadas à sua experiência e coloque como título o cargo pelo qual está buscando.

Dica 6:

Mude a foto do perfil periodicamente e demonstre profissionalismo na escolha - Isso mostrará que seu perfil está sempre ativo e garantirá que a sua versão de você mesmo é a mais atualizada possível.

Dica 7:

Use o Snappr para avaliar sua foto no perfil - O Snappr é uma ferramenta que avalia a qualidade da sua foto para o LinkedIn. Mas prepare-se: ela é super sincerona.

Dica 8:

Recomende e peça recomendações - As pessoas costumam se esquecer desta parte do LinkedIn, no entanto é uma das quais os recrutadores estão mais de olho. Não tenha vergonha de pedir indicações para seus pares e superiores, afinal, como disse o Cristiano em sua palestra: “não tenham medo de abordar pessoas, o não nós já temos”.

Dica 9:

Crie uma URL personalizada e coloque-a em cartões de visita nas assinaturas de e-mail - Personalizações curtas e fáceis de lembrar costumam se destacar e gerar mais visitas ao seu perfil.

Esperamos que estas dicas possam ajudar você a ter um perfil campeão! Para acompanhar mais novidades sobre Marketing Digital e Vendas, não deixe de assistir ao RD Summit Liveshow, com entrevistas exclusivas com grandes nomes presentes nos 3 dias de evento!

Leonardo Bressiani

Leonardo Bressiani

Quem escreveu este post

Publicitário com dez anos de experiência em comunicação criativa, atuou como produtor de Conteúdo na Resultados Digitais.

Veja também

Notícias
Como melhorar a sua imagem e a da sua empresa no LinkedIn: confira as dicas do especialista Cristiano Santos no Studio RD Summit
Notícias
Notícias da Semana: WhatsApp chega a 2 bilhões de usuários
Notícias
Diversidade e Inclusão como estratégia para alavancar negócios