Elise Mitchell: 3 dicas para liderar em meio a mudanças

Mudanças podem ser encaradas de forma positiva ou negativa; para a consultora e coach Elise Mitchell, cabe ao líder conduzir a equipe ao sucesso

Bruno Volpato
Bruno Volpato21 de outubro de 2021
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Elise Mitchell é consultora de grandes empresas e atua como coach de executivos globais em diversos mercados. Sua experiência inclui ainda ter criado em 1995 e liderado por muitos anos uma das maiores firmas de Relações Públicas do mundo, a Mitchell. Na década passada, ela vendeu a empresa que leva seu nome.

Claramente, ela pode falar muito sobre liderança e, também, sobre como enfrentar mudanças. A palestra da Elise Mitchell no RD Hostel 2021 misturou as duas coisas: ela trouxe algumas lições para líderes que precisam conduzir equipes em períodos desafiadores de mudanças. 

Neste post, trouxemos algumas das ideias que a consultora apresentou. Porém, você pode assistir à palestra dela na íntegra, assim como a todas as outras do RD Hostel 2021. Basta clicar no banner abaixo para fazer a sua inscrição! Você ainda pode ganhar prêmios incríveis ao participar do nosso programa de indicações.

A mudança pode ser uma oportunidade

Mudanças podem ser encaradas de forma positiva ou negativa, dependendo da pessoa. Ela pode ver essa situação, por exemplo, como uma ameaça ao seu conforto ou como uma oportunidade de buscar oportunidades melhores. Cabe ao líder mostrar ao seu time que o desafio vai conduzi-los ao crescimento.

Assim, quando confrontadas com desafios, as pessoas podem agir de duas formas:

  • Mostrar resistência;
  • Ser resiliente.

É aí que entra o mindset da liderança. Elise Mitchell lembra que a vida não acontece da forma que deveria ser, ela simplesmente é como é. Assim, a maneira com que reagimos a essa inexorabilidade é que determina como encaramos as mudanças. “Precisamos seguir em frente”, diz Elise.

3 dicas para liderar em meio a mudanças

Elise prossegue sua palestra dando 3 dicas para líderes que estão conduzindo times através de períodos de mudança. Ela as ilustrou com passagens de sua própria vida e exemplos, mas de forma que todos pudessem se conectar com as propostas.

1. Procure uma sacada

A consultora contou a história de uma vez em que se perdeu em meio a uma cidade caótica na Índia. Em meio ao pânico de estar em um veículo local quebrado no trânsito bagunçado, ela conseguiu ajuda de um guia turístico. Este, então, a conduziu até uma sacada em um prédio próximo, onde pôde então se localizar e se tranquilizar.

Então, procure a sua sacada alta de onde pode enxergar o todo e mostrar ao seu time que há um caminho - e que ele está ao alcance de todos. Assim, é possível se preparar melhor para percorrê-lo.

Elise Mitchell no RD Hostel 2021

2. Enxergue

Elise Mitchell faz uma analogia com exploradores que sobem uma montanha, mas que já estão de olho na próxima. Líderes devem ser assim, ou seja, estar sempre pensando na próxima montanha a ser escalada, mesmo que a última subida tenha sido muito difícil. E é preciso mostrar o valor disso para os liderados.

É natural que a equipe tema encarar mais uma mudança logo após um desafio extremo. Com a visão da montanha seguinte, o líder tem a missão de fazer seu time enxergar o que tem a ganhar ao atingir o cume. Não basta propor a jornada, é preciso mostrar o que está no final dela.

3. Seja sempre curioso

Fazer boas perguntas para os liderados faz parte das atribuições de um bom líder. E é uma via de mão dupla, já que boas perguntas levam as pessoas a se questionarem, mas também produzem respostas que geram aprendizados. Elise indica perguntar aos membros do time como eles visualizam o futuro após atingirem os objetivos de mudança.

Ela diz que isso os estimulará a enfrentar os desafios e, ainda, há terem mais insights para serem aproveitados na trajetória. Assim, as mentes ficam renovadas.

Assista à palestra de Elise Mitchell na íntegra

Elise Mitchell é requisitada por grandes empresas e lideranças mundiais, e você pode assistir à palestra dela na íntegra gratuitamente. Para isso, é só se inscrever no RD Hostel 2021 e garantir todo o conteúdo trazido pelos 120 palestrantes do evento. Clique abaixo e comece agora mesmo a aprender mais!

Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

Veja também

Notícias
Como escolher o melhor domínio de site?
Notícias
Conheça os primeiros speakers confirmados para o Hostel by RD Summit 2020
Notícias
Por que o RD Summit é uma experiência de sucesso?