Extensão de domínio: como escolher a ideal para seu site + 4 razões para usar mais de uma

.com.br, .blog, .store e até mesmo .floripa.br; conheça alguns tipos de extensões de domínio e como escolher a melhor para seu site

King Host
King Host13 de agosto de 2017
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Quando analisamos como são os endereços dos sites de empresas, podemos perceber facilmente que a maioria utiliza a própria marca no endereço, com a extensão .com.br.

Em alguns poucos casos, encontramos quem utiliza .net ou .org, porém raramente utiliza-se outras possibilidades e variações.

Há pouco tempo foi aprovado pela Nic.br o uso de extensões especiais para cidades do Brasil. João Pessoa (jampa.br), Florianópolis (floripa.br) e Porto Alegre são algumas das cidades com extensão de sites à disposição.

Além dessa novidade, há uma série de extensões que podem ser utilizadas para registrar o seu domínio, aumentando o engajamento do seu público-alvo. Neste conteúdo vamos aprofundar o assunto e mostrar com utilizá-las.

Guia para (re)fazer o site da sua empresa

Quer mais resultados com seu site? Descubra neste eBook tudo o que um site deve ter para gerar mais negócios.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Extensão diferentona: alternativa ou principal para o seu site?

São diversos os fatores que devemos levar em consideração ao escolher o domínio do nosso site.

Usar uma extensão menos convencional, quando ela está alinhada ao propósito do seu negócio, pode ser uma ótima forma de tornar o endereço do seu site memorável e autêntico.

Existem tantas extensões disponíveis que é bastante provável que, escolhendo uma menos clássica, você conseguirá um endereço curto e totalmente relevante para a sua área.

Alguns exemplos de extensões versus tipos de negócios:

  • .blog: se você tem um blog, seja ele pessoal ou para sua empresa, nada mais relevante do que utilizar a extensão .blog para marcar o objetivo desse ambiente.
  • .tech: trabalha com tecnologia? Não importa se você lida com desenvolvimento de software ou qualquer outro serviço de T.I., finalizando seu domínio com o .tech você consegue, por meio do endereço do seu site, associar sua marca à atividade principal do seu negócio.
  • .press: essa é a extensão ideal para quem trabalha com jornalismo. É assessor de imprensa? Tem um portal de notícias e quer deixar claro o seu posicionamento já na barra de endereço do navegador? Então seja bem-vindo ao domínio .press.

Por que utilizar múltiplos domínios e extensões pode ser uma boa ideia?

Caso você já tenha registrado seu nome de domínio com a extensão .com.br, isso não é motivo para achar que você não precisa mais pensar no assunto.

Planejar o registro de outros nomes de domínios e o redirecionamento deles para o seu principal pode, além de proporcionar as oportunidades citadas acima, evitar muita dor de cabeça.

Uma presença online forte é essencial para atrair mais clientes e melhorar as conversões. Em Landing Pages, por exemplo, nomes específicos de domínio e extensão, que são associados ao seu produto ou serviço, podem ter um impacto grande no comportamento dos seus usuários, conferindo um impulso ao sucesso da sua campanha.

Por esse e muitos outros motivos é aconselhável que os negócios hoje em dia tenham múltiplos domínios.

Exemplo de extensões que podem ser utilizadas para diferentes tipos de engajamento:

  • .space para comunidades: se você faz parte de um time de marketing ou tem um negócio próprio, pode utilizar essa extensão para criar o seu próprio fórum ou comunidade e gerar sentimento de pertencimento junto ao seu público.
  • .fun para quizes e jogos: que tal aumentar o engajamento do seu público lançando algum tipo de quiz ou jogo relacionado à área de atuação do seu serviço? Crie um domínio seujogo.fun para deixar o seu conteúdo ainda mais memorável.
  • .store para uma loja: você tem uma loja online? Que tal associar a extensão .store e utilizá-la para promover o seu negócio?
  • .poa.br, floripa.br e jampa.br para negócios locais: crie diferencial nos seu negócio local utilizando extensões com as quais seu público-alvo se identifica. Empreendimentos de várias cidades do Brasil já possuem a vantagem de terem extensões exclusivas de suas cidades ao seu dispor.

4 razões para você considerar ao escolher múltiplos domínios para o seu site

1. Facilitar o encontro do seu site e limitar a concorrência

Na maioria das vezes, as pessoas lembram do nome da sua marca, mas não necessariamente do seu site.

Assim, sempre que seus consumidores têm que visitar o site da sua empresa há chances de que eles possam esquecer a extensão do domínio, seja .com, .com.br ou .net.

Registrar múltiplas extensões de domínio para o seu domínio principal garantirá que sua identidade online esteja segura, impedindo que seus concorrentes comprem extensões alternativas do seu nome de domínio e acabem desviando o tráfego do seu público.

2. Posicionamento para negócios locais ou internacionais

Já comentamos que utilizar uma extensão pode ajudá-lo a posicionar seu negócio local de modo mais efetivo junto ao público-alvo.

Da mesma forma, se você possui um negócio com presença internacional, ao registrar um domínio com extensão específica de uma origem geográfica, como .co.uk, .us ou outro, você ganha relevância junto aos usuários.

Essas extensões específicas do país permitirão que os visitantes saibam que você está presente nesses locais, além de ajudar você a estabelecer sua marca nesses países.

Ter mais de uma extensão para o seu site entrega uma vantagem adicional e, ao mesmo tempo, não exige muito esforço. Em vez de criar um site separado para cada uma das extensões, você pode simplesmente redirecionar os visitantes das extensões alternativas para o seu site principal.

3. Para não perder tráfego direto

Você sabe o que é o tráfego direto? Esse tipo de tráfego ocorre quando um usuário digita o seu domínio diretamente no navegador. Nesse caso, diferentemente do tráfego de referência (quando ele clica em um link de outra mídia), ele precisa saber exatamente o endereço do seu site para não errar o caminho.

Você pode identificar erros ortográficos comuns ligados à sua marca e registrar essas variações como domínios extras. Esses domínios adicionais irão ajudá-lo a redirecionar os visitantes que procuram seu site principal, garantindo que eles visitem o seu site principal.

Sempre é tempo de rever a estratégia de registro de domínios e pensar cuidadosamente sobre quais domínios extras ao seu principal devem ser trabalhados. Essa acaba sendo uma maneira econômica de proteger sua marca online e não perder visitantes.

Com mais domínios, ficará mais fácil para os usuários encontrarem seu site na web, tornando sua marca mais dinâmica e visível.

4. Cada extensão torna mais fácil encontrar seu endereço ideal disponível

Cada extensão de domínio, além das clássicas .com e .com.br, acaba sendo uma oportunidade extra para empreendedores criativos promoverem o crescimento da sua marca e o engajamento junto aos seus públicos.

Uma grande vantagem das extensões alternativas é que, em geral, existe um número maior de combinações de domínio que ainda não foram utilizadas.

Por serem novas ou usualmente ignoradas pelo público na hora de hospedar e registrar de um site novo, existem muitas possibilidades de domínio ainda à disposição.

Agora é a hora de aproveitar a oportunidade e assegurar que o site do seu negócio contará com o endereço perfeito.

Independentemente da ocasião, seja porque você está fazendo uma ação pontual de marketing, seja porque você que você quer garantir o domínio ideal para o seu site, registrar mais de um domínio acaba sendo uma ótima ação tática de crescimento para o seu negócio.

King Host

King Host

Veja também

Notícias
Pequena Lo fala sobre sua trajetória e dá dicas para redes sociais no RD Summit Live Show
Notícias
Curadoria e comunicação: CEOs de the news e Canal Meio falam sobre newsletters empresariais
Notícias
Net Promoter Score: o que é e como implementar na sua empresa