Intensivão de Planejamento de Marketing para 2022: confira os principais insights e estratégias

Estratégias de Marketing, produção de conteúdo, planejamento de Email Marketing e integração com Vendas foram alguns dos temas da live da RD Station e da Rock Content

Bruno Volpato
Bruno Volpato27 de janeiro de 2022
Semana da Transformação Digital

O Intensivão de Planejamento de Marketing para 2022 foi o primeiro evento online promovido pela RD Station neste ano. Produzido em parceria com a Rock Content, ele trouxe 14 especialistas com resultados comprovados para auxiliar as empresas a se organizarem para os próximos meses.

Foram abordados assuntos como Email Marketing, estratégias de Marketing Digital, produção de conteúdo com consistência e, ainda, técnicas para fazer mais vendas. A apresentação foi da gerente de Marketing para Parceiros na RD Station, Larissa Lima, que manteve a plateia virtual ligada com muito conhecimento!

Neste post, vamos trazer os principais insights de cada uma das conversas, mas você ainda pode assistir a tudo na íntegra! É só se inscrever no formulário abaixo para ter acesso gratuito as gravações do Intensivão de Planejamento de Marketing para 2022. Bora lá?

Intensivão Planejamento de Marketing 2022

Para resultados relevantes em seu Marketing, conheça ações certeiras para suas estratégias de conteúdo, email, vendas, e muito mais. Assista ao evento online na íntegra!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Insights do Intensivão de Planejamento de Marketing para 2022

A transmissão do evento online aconteceu no dia 27 de janeiro de 2022, das 14 às 17h. Foi um verdadeiro show de conteúdo, com muito aprendizado para as mais de 10 mil pessoas que se inscreveram para assistir!

A seguir, confira algumas das principais dicas e estratégias apresentadas no Intensivão de Planejamento de Marketing para 2022, separadas por blocos:

1 - Planejamento das estratégias de Marketing

A tarde começou com Vinicius Gambeta, head de Conteúdo da Agência de Bolso, Willian Crizostimo, CEO da BW8, e Gabriela Rech, gerente de Sucesso do Cliente na RD Station. O papo foi focado em estratégias de Marketing Digital, desde a definição das personas até o uso de ferramentas.

Um planejamento é feito para atingir objetivos, mas como defini-los? Vinicius acredita que a metodologia de OKRs é a ideal, pois aponta esses objetivos e, também, os resultados que precisam ser alcançados no processo para que a empresa consiga chegar até eles. “Você passa a trabalhar focado nas causas e não na consequência, que geralmente é vender mais”, completou.

Willian trouxe um conceito de planejamento em 3 etapas. Com os clientes da agência, ele costuma trabalhar para apresentar um resultado rápido de presença digital, já que às vezes há pressa por uma primeira vitória. A partir daí, ele introduz as ações de Inbound Marketing, que, em geral, dão retorno em médio prazo, já preparando o terreno também para as primeiras vendas.

Por fim, a conversa migrou para a criatividade para solução de problemas e desafios. Vinicius indica nunca ir com a primeira ideia, porque geralmente ela é o senso comum. Ele é fã de brainstormings em que a busca de alternativas para resolver as dores de clientes chega a algo totalmente novo. “Criatividade é uma nuvem que está sobre a cabeça de todo mundo, mas cabe a nós, pessoas criativas, furar essa nuvem em busca de novas soluções”, completou Willian.

2 - Planejamento de conteúdo para o ano todo

Continuando a conversa, foi a vez de Lizandra Muniz, coordenadora de Social & Community da RD Station, Dalila Cassagni, estrategista de Conteúdo da Rock Content, e Daniel Sampaio, gerente de Sucesso do Cliente na RD Station. O assunto? Como produzir conteúdo durante todo o ano.

Para Dalila, o primeiro passo para um bom planejamento de conteúdo é entender a maturidade do blog da sua empresa. Dependendo do tempo e da quantidade de posts que ele já tem, você vai definir o que escrever e que métricas avaliar.

Além disso, ela indica conhecer profundamente a sua persona, para que você consiga se comunicar de forma eficiente, e os seus concorrentes, para entender que tipo de conteúdos bem sucedidos eles produzem - para fazer melhor!

Puxando para redes sociais, Lizandra deixou claro que “é melhor ser muito bom em um canal do que mediano em 10”. Ou seja, seu negócio não precisa estar em todas as mídias sociais. É preciso combinar o objetivo dessa presença digital (branding, awareness, vendas diretas, etc.) com ter clareza de onde o seu público-alvo está.

Liz disse, ainda, que o segredo do engajamento está na criação de uma comunidade em torno da marca, gerando uma sensação de pertencimento nos seguidores. Isso se dá com conteúdos que geram conversas nos comentários, por exemplo, e que inspiram. Para 2022, Dalila acredita que as newsletters seguirão sendo uma tendência forte, já que são um canal de distribuição próprio para posts e conteúdos ricos.

3 - Planejamento de Email Marketing

Os especialistas em Email e Automação de Marketing da RD Station, João Cardozo e Doug Cruz, tiveram a companhia de Marina Cordeiro, gerente de Marketing da Rock Content, no 3º bloco do Intensivão de Planejamento de Marketing para 2022. O assunto foi, como você já deve imaginar, estratégias de Email Marketing.

Para Marina, um bom planejamento passa pela qualificação da base de contatos. Quanto mais informações você consegue ter sobre um Lead, mais clareza terá sobre o interesse no que a sua empresa tem a oferecer. Isso passa pelas áreas de Marketing e Vendas se unirem para entender, justamente, quais dados são essenciais para entender se os Leads já estão preparados para comprar ou se precisam de mais nutrição, por exemplo.

João reforçou que o comum é a empresa ter uma base com Leads nas mais variadas etapas da Jornada de Compra - e que isso precisa ser levado em conta no planejamento. Isso pode ser feito com um direcionamento de conteúdos e formulários de perguntas que esclareçam os interesses dessas pessoas, para que as próximas ofertas sejam mais precisas e relevantes.

O sucesso no Email Marketing vem com uma boa segmentação. De acordo com João, é ela que permite a personalização das comunicações, que é o estágio em que a estratégia traz um retorno maior. É possível adaptar desde o que é oferecido até a própria linguagem dos emails, criando conexão com os destinatários.

Por fim, Marina lembrou que a métrica de Email Marketing mais importante é aquela que foi definida no planejamento das campanhas. “Se eu mandei um email para download de um eBook e ninguém baixou, apesar de uma taxa de abertura enorme, ele fracassou. O que importava era o objetivo inicial”, reforçou.

4 - Integrando Marketing e Vendas

Já na reta final, o Intensivão também abordou a relação entre as áreas de Marketing e Vendas. Jociano Brait, especialista em Implementação da RD Station, recebeu a gerente de Operações e Estratégia de Crescimento da Cortex Intelligence, Ketlin Scalco, e o coordenador de Marketing da Barenbrug do Brasil, Felipe Piccoli.

Ketlin reforçou a importância de enxergar Marketing e Vendas como uma engrenagem só. Cada área pode contribuir com a outra com conhecimentos específicos. O time de Vendas está na linha de frente, falando a linguagem do cliente, e pode trazer dores específicas identificadas em abordagens para que o Marketing use-as em conteúdos, por exemplo. Isso deve entrar no planejamento, naturalmente.

Analisar resultados também deve fazer parte das rotinas dos times, para que os aprendizados gerados facilitem os processos de Marketing e Vendas. Felipe considera isso essencial para a busca do crescimento previsível, que é facilitado quando há uma integração forte entre essas equipes, um verdadeiro trabalho em sintonia.

Na definição de metas, tanto Ketlin quanto Felipe defendem que é preciso fazer algo como um funil reverso. Ou seja, traçar um objetivo de faturamento para o final do ano e quebrar em métricas gerenciais e operacionais que precisam ser atingidas. Elas podem ser divididas semanalmente, mensalmente ou o que fizer mais sentido, além de por produto ou serviço, dependendo da complexidade do negócio.

5 - Dicas de planejamento e como a TOTVS faz

O Intensivão de Planejamento de Marketing para 2022 terminou em grande estilo. A conversa reuniu a diretora de Marketing da TOTVS, Diana Rodrigues, e a gerente de Marketing para Parceiros na RD Station, Larissa Lima. Elas ainda responderam perguntas do público no final, gerando ótimos insights!

Diana iniciou o papo louvando a proximidade dos times de Marketing e Vendas dentro da TOTVS. Dessa forma, o time dela tem clareza para definir, logo no início do ano, o volume de oportunidades que precisa entregar para o time comercial. Isso levando em conta várias etapas do funil e diferentes canais em que esses Leads podem ser impactados.

Ela fez questão de dizer que, dentro desse planejamento, está também a construção e o reforço da marca. "Ou a gente começa a semear alguns territórios e entende que algumas coisas a gente vai colher a longo prazo, ou a gente vai morrer na praia em algum momento", afirmou. Vale lembrar que a TOTVS tem um portfólio de mais de 270 produtos e soluções, tendo assim que dialogar com muitos mercados e as mais variadas personas.

Diana revelou, ainda, que entre 75 e 85% das oportunidades geradas pelo Marketing da TOTVS vêm dos canais digitais. "É uma nutrição longa, nosso cliente entra no blog diversas vezes, entra em páginas do site, consome conteúdos, participa de webinars... A gente que a jornada dele até a decisão não é simples!", explica.

Por fim, perguntada sobre qual é o principal desafio das empresas nesse mundo cada vez mais digital, Diana deixou uma lição que pode servir para o seu planejamento de 2022. Para ela, muitos negócios estão vendo que não é preciso ter medo de testar coisas novas e, ao mesmo tempo, que diferentes modelos de Marketing e Vendas podem caminhar juntos. Um exemplo são os supermercados, que se adaptaram com sucesso ao modelo de entregas enquanto ainda agradam consumidores que preferem experiências de ponto de venda.

Veja o Intensivão de Planejamento de Marketing para 2022 na íntegra

Tentamos aqui resumir alguns dos principais pontos do primeiro evento online da RD Station em 2022. Melhor ainda, porém, é ver todas as conversas entre esses super especialistas. E você pode assistir a tudo gratuitamente, apenas preenchendo o formulário abaixo. Então, não perca mais tempo e comece o seu Planejamento de Marketing para 2022 com muitas boas ideias e estratégias vencedoras!

Intensivão Planejamento de Marketing 2022

Para resultados relevantes em seu Marketing, conheça ações certeiras para suas estratégias de conteúdo, email, vendas, e muito mais. Assista ao evento online na íntegra!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

Veja também

Notícias
Emoção, empatia e ética: os pilares do marketing humanizado, por Liliane Ferrari #RDSummit
Notícias
Marketing Digital no Brasil: Pesquisa traz dados sobre maturidade das empresas no Marketing Digital e Vendas
Notícias
Por que enxergar a venda como ciência pode mudar o rumo de seu negócio?