3 tendências do Facebook de acordo com Marcio Abelha, program manager da rede social #RDSummit

Marcio Abelha, do Facebook, trouxe 3 novidades nas quais quem faz Marketing Digital na rede social deve investir para continuar tendo resultados

Mônica Custódio
Mônica Custódio20 de outubro de 2017
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Falamos muito do impacto que atualizações do Facebook têm nas estratégias de Marketing Digital das empresas, mas nem sempre temos acesso à visão da companhia sobre essas novidades.

O program manager do Facebook, Marcio Abelha, trouxe um pouco disso na palestra que realizou no RD Summit 2017.

“O Facebook é feito de pessoas. Nossa missão é dar para a elas o poder de criarem uma comunidade e juntos deixarmos o mundo mais conectado”, disse.

Ele apresentou tendências sobre 3 assuntos:

Priorização dos dispositivos móveis

Que hoje as pessoas estão cada vez mais nos dispositivos móveis não é novidade. Mas Marcio Abelha trouxe alguns insights interessantes do Facebook sobre o uso de celulares.

A cada 5 minutos que passam no celular, por exemplo, as pessoas gastam 1 minuto no Facebook ou Instagram. Isso mudou a jornada de compra. Agora as pessoas entram em contato com sua empresa por vários dispositivos, o que torna possível impactá-las de diversas maneiras.

Na etapa de reconhecimento do problema, por exemplo, elas podem ser impactadas por um vídeo no Instagram. Depois, por um anúncio com Call-to-Action para enviar uma mensagem para a empresa no Messenger, iniciando um relacionamento. É necessário pensar em todos esses pontos de contato.

Conteúdos engajadores no feed de notícias

Para Marcio Abelha, o feed de notícias é algo rápido e cheio de “cenas”, como um filme. Nele, você compete não só com outras empresas, mas com publicações de amigos e família.

O Facebook estima que as pessoas gastem 2,5 segundos com cada publicação no desktop e 1,5 nos dispositivos móveis. Por isso, vale a pena investir em conteúdos que engajem seus seguidores rapidamente.

Crescimento do uso de vídeos

Um dos formatos que ajudam a chamar atenção para sua empresa são os vídeos. “A mudança para o vídeo já é massiva”, observa o palestrante.

De acordo com o Facebook, usuários da rede social já assistem a 100 milhões de horas de vídeos por dia. Além disso, o formato audiovisual será responsável por 75% do uso de dados de internet em 2020.

O uso de realidade virtual (ou VR) também já é uma realidade, ainda que tímida.

Curtidas não pagam contas

Para finalizar, Marcio Abelha falou das segmentações e análises possíveis de fazer por meio do Facebook e do Instagram Ads, enfatizando que ainda existe um grande apego a métricas como curtidas, mas que não deveria ser assim.

Afinal, como ele disse, “likes don’t pay bills”.


Ainda durante o evento, conversamos com Marcio Abelha no Studio RD Summit. Na entrevista, o palestrante falou  sobre qual foi o caminho percorrido pela empresa no processo de transformar uma rede social em uma plataforma de marketing, como foi a evolução para o mobile e ainda deu dicas de uso do Facebook para pequenas empresas.

Assista abaixo:

Mônica Custódio

Mônica Custódio

Quem escreveu este post

Oi! Eu sou jornalista e já trabalhei com jornal impresso, assessoria de imprensa e revisão de textos. Desde 2016, estou me aventurando pelo mundo do marketing digital. :)

Veja também

Notícias
ARTIGO – Liderar agora para impulsionar os resultados inovativos nas organizações
Notícias
Como criar uma estratégia de vídeos que vende, por Camilo Coutinho #RDSummit
Notícias
RD Station e Sympla se unem para impulsionar os resultados em cursos e eventos online de PMEs