Painel Profissas no RD Hostel 2021: diversidade como sobrevivência de negócios

Inclusão diversa é a chave para o futuro das empresas, pois traz novas ideias, culturas e vivências

Resultados Digitais
Resultados Digitais21 de outubro de 2021
Semana da Transformação Digital

A diversidade se tornou uma peça fundamental também em ambientes corporativos, pois pessoas iguais geram comportamentos parecidos. Assim, uma empresa com uma equipe diversa consegue desempenhar suas funções com mais qualidade e apontar um crescimento significativo no negócio. 

Os números, porém, demonstram que muitas companhias ainda estão longe de ter um ambiente de trabalho diverso. Segundo pesquisa realizada pela consultoria PwC com mais de 3 mil pessoas em 40 países, apenas 5% das empresas possuem sucesso em ações para a diversidade. 

O assunto foi tema do painel "Diversidade como sobrevivência de negócios" que ocorreu nesta quinta-feira, dia 21, no segundo dia do RD Hostel 2021, com Victor Lambertucci (Profissas), Ana Minuto (Minuto Consultoria), Carolina Gomes (Shopee) e Carla Uller (Ambev Tech).

Diversidade nas empresas leva à retenção de talentos

"É impossível fazer qualquer coisa no Brasil sem nós, mulheres, PCDs, LGBTQIA+, sem ser geracional. A tecnologia trouxe esse poder de fala, poder de articular, organizar, entender quem é, quem são, saber onde essas pessoas estão. Estamos falando de pessoas, que têm comportamentos demoram a se ajustar a mudar. A sociedade acredita que somos a base da pirâmide e ela continua repetindo isso em todas as suas relações, quando a gente diz da supremacia e do privilégio", diz Ana Minuto, da Minuto Consultoria.

O painel mediado por Victor Lambertucci, do Projeto Profissas, destacou que a diversidade nas organizações têm sido uma preocupação constante para gestões que estão comprometidas com o desenvolvimento de seus colaboradores. E, também, como essas ações se tornaram essencial para o ambiente corporativo. 

“As pessoas pensam diferente, têm culturas e bases diferentes. Então é toda uma construção necessária. Hoje a gente sabe que posicionamento e perspectivas diferentes estimulam a inovação, conduzindo a decisões melhores. É muito claro que isso vai permear o negócio para o crescimento”, afirmou Carla Uller, da Ambev Tech.

A diversidade nas empresas têm de ser acolhedora e plural, retendo talentos com diversas vivências que irão contribuir para o sucesso e longevidade da empresa.

>> Leia também: Empreendedorismo social: o que é, pilares, exemplos, livros e por que ele impacta a sociedade

A busca pela diversidade é contínua 

“A gente vai acertar, errar, mas temos que nos colocar em movimento. É muito mais sobre isso, não é uma empresa de fato isolado, é um movimento de mercado que precisa acontecer. Não é um problema simples, não é algo pequeno, vamos precisar de todo mundo entrando nessa conversa. O problema é de todos, a solução também precisa ser de todos. Tendo essas respostas vai cadenciar as ações que será necessário fazer e em qual velocidade. O papel da liderança também tem o papel de acompanhar se as mudanças estão sendo realizadas”, diz Carolina Gomes, coordenadora de comunicação na Shopee.

O painel terminou destacando que a falta de diversidade corporativa ainda irá existir por algum tempo, porém é possível reverter esse cenário. São necessárias iniciativas inclusivas, passando conhecimento técnico desejado para posições oferecidas no mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre inclusão e diversidade? Você pode assistir a toda a conversa na íntegra, assim como a todos os conteúdos do RD Hostel 2021. Basta se inscrever gratuitamente clicando no banner abaixo!

Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Notícias
Notícias da Semana: WhatsApp chega a 2 bilhões de usuários
Notícias
Notícias da Semana: Microsoft encerra o suporte para o Windows 7
Notícias
A mágica das grandes ideias com o especialista Paulo Maccedo #RDSummit