Marketing Digital no Brasil: Pesquisa traz dados sobre maturidade das empresas no Marketing Digital e Vendas

Quase 1.400 participantes responderam a iniciativa da Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B. Conheça os resultados!

Bruno Volpato
Bruno Volpato18 de junho de 2019
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Saíram os resultados da Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil. Iniciativa que reuniu Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B, o estudo traz informações como a estrutura dos times, as táticas, o uso de ferramentas e o investimento que as empresas dedicam à operação das áreas.

A pesquisa teve um total de 1.386 participantes, oferecendo um amplo panorama sobre o mercado. Assim, é possível retirar insights e comparar a realidade das empresas brasileiras com o seu negócio. Por exemplo: 94% dos respondentes já adotam o Marketing Digital como estratégia de crescimento. E você?

Neste post, apresentaremos algumas das principais conclusões da pesquisa. E os resultados estão disponíveis gratuitamente para download. Para ter acesso ao relatório completo e começar agora mesmo a fazer benchmarking, basta preencher os dados do formulário abaixo!

Pesquisa de Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil

Quer saber como as empresas estão tendo tantos resultados com Marketing Digital e Vendas? Compare se as suas ações estão à frente ou atrás do mercado e ganhe vantagem competitiva.

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Principais insights da Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil

Baixando o relatório completo, você terá acesso aos dados destrinchados com as porcentagens de cada uma das perguntas da Pesquisa Maturidade de Marketing Digital e Vendas no Brasil. Para dar um gostinho, vamos apresentar a seguir alguns dos principais insights extraídos das respostas.

Quase todos usam Marketing Digital e acreditam que podem melhorar nisso

Chama a atenção que 94% das empresas já estejam usando o Marketing Digital como estratégia de crescimento, como falamos acima. É um importante sinal de maturidade do mercado, que já não aposta apenas em mídias tradicionais e eventos, por exemplo.

Ainda assim, há muito espaço para melhorias. Quase a mesma porcentagem dos respondentes, 95%, acredita que suas estratégias podem melhorar - 32% deles não as consideram eficientes, enquanto 63% veem eficiência, mas também necessidade de evoluir.

Isso também é sinal de maturidade, já que há uma percepção da necessidade de melhoria contínua, avaliando e implementando novidades.

Muita mídia social e SEO ainda com espaço para crescer

As redes sociais são praticamente onipresentes nas estratégias das empresas que responderam à pesquisa: 91,1% delas têm perfis e páginas nas principais mídias. É um número maior, inclusive, do que as que têm sites próprios: 85,7%.

Aqui na RD, nós sempre indicamos que você tenha ativos próprios, que é o caso do site. Nele, a empresa pode investir em conteúdo em um canal do qual é dona, sem estar sujeita a mudanças de algoritmos, por exemplo.

Sites também permitem o uso de estratégias de SEO, fundamentais para o sucesso no Marketing Digital. Na nossa pesquisa, 47,6% dos respondentes fazem SEO. Ou seja, o mercado ainda precisa amadurecer nesse sentido.

A qualificação de Leads ainda é baixa

Gerar Leads já é uma preocupação de 62% das empresas que responderam à pesquisa. Portanto, o número mostra a consolidação de essa estratégia, mostrando um caminho interessante para o Inbound Marketing.

Por outro lado, bem menos negócios estão dando o passo seguinte com esses Leads, que é a qualificação. Apenas 31% adotam Lead Scoring ou algum outro tipo de ação para qualificar os Leads gerados.

Complementando esses números, chama a atenção que 41,7% dos participantes não possuírem nenhum critério para essa passagem de Lead para Vendas. Isso é muito contraproducente e leva à perda de tempo para os setores de Marketing e Vendas.

Alinhamento entre Marketing e Vendas precisa melhorar

O item anterior já demonstra isso, mas outros números apontam que a relação entre Marketing e Vendas nas empresas precisa melhorar. Pouco menos da metade das respondentes, ou 45,3%, não possuem acordo de entregas entre as áreas, com um SLA.

Claro que podemos olhar com viés positivo e comemorar que mais da metade têm esse acordo, mas é preciso melhorar nesse sentido. Esse acordo entre as áreas é uma forma de obter resultados melhores e mais alinhados aos objetivos da empresa.

E é importante reforçar a relevância desse acordo porque a pesquisa também revela que o modelo de Inside Sales já é usado por 56,8% das empresas. Ter critérios claros da passagem de um Lead do Marketing para uma oportunidade em Vendas é fundamental!

Conheça todos os números da Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil

Esses foram só alguns dos insights e números que a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil oferece. O relatório completo traz muito mais informações e análises para você comparar com o momento do seu negócio.

Você ainda vai saber em que tipo de estratégia as empresas estão pensando em investir nos próximos anos. O material está disponível para download gratuito! Basta preencher o formulário abaixo para ter acesso aos dados e começar a analisá-los.

Pesquisa de Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil

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Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

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