Sua empresa utiliza as redes sociais como os astros do rock?

Fizemos uma lista com 27 artistas e bandas de rock que estão usando muito bem as redes sociais como canal de relacionamento com fãs

Flaubi Farias
Flaubi Farias13 de julho de 2018
Semana da Transformação Digital

Você já pensou que uma estratégia de Marketing Digital pode ter muito a ver com uma banda de rock? Em ambos os casos it’s a long way to the topbut if you try sometimes well you might find, you get what you need.

Fazendo uma analogia rápida, em primeiro lugar vêm os ensaios do grupo, que são como as reuniões e o planejamento da equipe de marketing, um tempo alocado e útil para deixar todo mundo tocando no mesmo tom.

Temos também as composições, que são como os conteúdos que sua empresa produz e podem ser acessados gratuitamente, seja pela página de materiais ou blog de seu site como por plataformas de streaming.

Os fãs da banda são tanto Leads como clientes, podem ainda não ter comprado um disco da banda como podem também ter toda a coleção e estar esperando pelo próximo.

Os shows ao vivo são os eventos, webinars ou lives que sua empresa produz, um momento de falar cara a cara com sua audiência e, em alguns casos, disponibilizar no canal do YouTube para os fãs que não assistiram poderem assistir — ou os que foram assistir de novo.

Por fim, e não menos importante, temos os discos e outros itens de merchandising (camisetas, adesivos, canecas e afins), que são como os produtos que sua empresa oferece.

Feito isso, selecionamos aqui 27 (número cabalístico do rock) artistas e bandas de rock que utilizam as redes sociais com frequência e aproveitam dessa estratégia para aumentar o seu alcance, vender mais discos, vender mais ingressos para o show e melhorar o relacionamento com fãs — novos e antigos.

Os dados de quantos fãs cada banda/artista possui são referentes ao dia da publicação (13/07/2018). Portanto, é possível que esses dados sejam diferentes caso você esteja lendo o post depois dessa data (ou caso você venha do futuro).

Rolling Stones

PS: Os integrantes também possuem perfis em redes sociais e atualizam com frequência Facebook e Instagram. Exceto Charlie Watts — ele é o mais tímido e quieto do quarteto e não aderiu às redes sociais.

Mick Jagger

Keith Richards

Ronnie Wood

The Beatles

PS: Os ex-integrantes também possuem perfis em redes sociais e atualizam com frequência Facebook, Twitter, YouTube e Instagram. Até mesmo os perfis de John Lennon e George Harrison, que nos deixaram em 1980 e em 2001, respectivamente, são atualizados com fotos, vídeos, músicas e outros materiais históricos.

John Lennon

Paul McCartney

George Harrison

Ringo Starr

Oasis

PS: O Oasis acabou em 2009, mas os famosos e polêmicos irmãos Gallagher seguem firmes em suas carreiras solo. Ambos possuem perfis em redes sociais e atualizam com frequência Facebook, Twitter e Instagram, em muitos casos aproveitando o alcance de suas postagens para algumas “trocas de carinhos”.

Liam Gallagher

Noel Gallagher

Red Hot Chili Peppers

Foo Fighters

Aerosmith

Metallica

Led Zeppelin

Fã de Led Zeppelin e de Marketing Digital? Então leia também o post Dia do Rock: uma abordagem zeppeliana da Jornada de Compra.

Black Sabbath

PS: Ozzy Osbourne, uma das figuras mais populares da história do rock, também possui seus fãs particulares e tem até mais seguidores que a própria banda. Muito pela sua trajetória como vocalista e também como artista solo.

Ozzy Osbourne

Neil Young

Pink Floyd

PS: O Pink Floyd já não é mais um grupo desde 1996. Até tentou voltar e fez algumas reuniões nas décadas de 2000 e 2010, mas definitivamente as coisas não funcionam mais quando Gilmour e Waters dividem os holofotes. Os dois principais compositores da banda continuam na estrada com suas carreiras solo e atualizam com frequência suas redes sociais.

David Gilmour

Roger Waters

Radiohead

Queen

The Who

Guns N’ Roses

PS: Desde a volta de Slash e Duff no início de 2016, o Guns N’ Roses ficou muito ativo nas redes sociais. É possível acompanhar Axl Rose e sua turma em fotos, vídeos e até transmissões ao vivo de shows.


Eu sei, você pode ter chegado ao final dessa lista e pensado: ah, faltou tal artista. Exato, não temos como compilar todos os artistas de rock, eles são muitos e grande parte deles ainda estão vivos. :)

Por isso, se você sentiu falta de sua banda preferida, fale aí nos comentários e comente o que ela faz nas redes sociais para divulgar seu trabalho e legado.

A lista não tem músicos brasileiros, é verdade. Mas isso não é descaso com o rock’n’roll nacional. Tanto é que fizemos um artigo especial com um dos maiores músicos que o Brasil já conheceu. Leia o conteúdo no post Toca Raul: o que a música “Metamorfose Ambulante” tem a ensinar sobre Marketing Digital.

Aproveite também para usar as lições e os exemplos desses artistas para seu negócio. Afinal, nas redes sociais há muitos fãs de música, mas há também fãs de marcas e empresas. Pense muito bem nesse público: os fãs de sua empresa. São essas as pessoas que irão compartilhar seus conteúdos e aumentar organicamente o alcance de suas ações de Marketing Digital.

Se você quer saber mais sobre como usar as mídias sociais como um poderoso canal de Marketing Digital, baixe agora nosso eBook gratuito: Introdução à Gestão de Redes Sociais!

Gestão de midias sociais

Saiba como definir uma estratégia para sua empresa e aprenda a gerar resultados com as redes sociais

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Flaubi Farias

Flaubi Farias

Quem escreveu este post

Jornalista, comunicador e digital marketer com mais de 10 anos de experiência no mercado. Especialista em marketing, conteúdo e inovação e ex-head de conteúdo na Resultados Digitais. Desde março de 2021 é head de Marketing da Xerpay.

Veja também

Notícias
6 dicas sobre produção de podcasts diretamente da palestra de Nathan Latka #RDSummit
Notícias
3 passos para transformar seu conteúdo educacional em conteúdo de marketing – e exemplos extras
Notícias
Marketing Digital no Brasil: Pesquisa traz dados sobre maturidade das empresas no Marketing Digital e Vendas