Social Media Day 2023: evento ao vivo da RD celebra profissionais das redes sociais com presença do Esse Menino

Grandes especialistas e creators de destaque participam do Social Media Day 2023, que já está em sua 5ª edição

Bruno Volpato
Bruno Volpato2 de junho de 2023
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

30 de junho é o Dia das Mídias Sociais, ou Social Media Day, data que celebra os impactos positivos das redes sociais no mundo e na sociedade. A data foi criada pelo site Mashable em 2010. Aproveitando a data, foi adotado também globalmente como o Dia do Profissional de Mídias Sociais.


Todo mundo que trabalha com redes sociais marca um coraçãozinho no calendário no dia 30 de junho. É o dia de celebrar a profissão. O Social Media Day da RD Station, evento online e gratuito que já é uma verdadeira tradição da internet brasileira, vai adiantar a comemoração para o dia 29.

Mais uma vez, prêmios, diversão, memes e muito conteúdo esperam por você! O tema escolhido para este ano é “Desbloqueie os melhores resultados nas redes sociais”. Vamos reunir nomes de peso para guiá-lo ao longo de cada etapa de uma estratégia robusta, baseada em 4 pilares:

E aí, no que você vai focar no Social Media Day 2023? Neste post, vamos trazer os nomes confirmados que brilharão na nossa live, além da programação completa com os temas das conversas. E se você já se empolgou, garanta seu lugar gratuitamente clicando no banner abaixo!

Inscreva-se no Social Media Day 2023

Quem vai participar do Social Media Day 2023?

Foi-se o tempo em que todo conteúdo feito nas redes sociais eram entregues para todos os seguidores. Em uma disputa cada vez maior pela atenção e tempo, o grande desafio do profissional de Social Media é criar uma estratégia que vá muito além das curtidas e das métricas de vaidade, que seja de fato relevante para o público e que se converta nos resultados do seu negócio.

Vamos conversar com profissionais com resultados comprovados em social media, que fazem a diferença para milhares de seguidores e empresas no Brasil. Inclusive teremos a presença de um creator que fala com milhões de pessoas todos os dias, usando o humor como arma: Esse Menino!

Veja mais alguns dos nomes que já confirmamos para nosso evento em 2023:

Veja Esse Menino no Social Media Day 2023

Até o dia 29 de junho, mais convidados serão adicionados ao line-up do Social Media Day, e vamos continuar atualizando este post. Fique de olho também na página oficial do evento, que estará sempre com as últimas novidades!

Quais serão os temas do Social Media Day 2023

Como dissemos acima, vamos falar muito sobre planejamento, engajamento, conversão e análise. Além disso, você aprenderá muito sobre como vencer esses desafios e desbloquear resultados na sua estratégia.

O Social Media Day 2023 começará às 14h, e terá a seguinte sequência de blocos e assuntos (mais novidades vão vir nos próximos dias por aqui também): 

  • Como criar um planejamento inteligente e criativo para se sobressair
  • Quais são os segredos do engajamento genuíno nas postagens
  • De seguidores a Leads e clientes: como aumentar sua conversão
  • Análise de redes sociais: como os relatórios podem trazer mais resultados

É claro que a conversa é livre e, como mandam as redes sociais, assuntos podem surgir no momento e dominar os trending topics! O que garantimos é que nossos especialistas convidados vão ensinar muito sobre os temas propostos.

Ainda não se convenceu que vai ser legal? Bom, a gente sempre está de olho em receber biscoitos, né, então dá uma olhada a seguir nos prêmios que você pode ganhar!

>> Faça o Curso Gratuito de Instagram e TikTok da RD University - com direito a certificado!

E você ainda pode garantir um lugar no RD Summit 2023

E não é pouco prêmio, não! Ao se inscrever, você pode participar do nosso programa de indicações para o Social Media Day.

A pessoa que melhor usar duas redes sociais e trouxer mais contatinhos para assistir à live vai ganhar um ingresso para os 3 dias RD Summit 2023 em São Paulo! Além disso, vai fazer uma mentoria com Lizandra Muniz, coordenadora de Social Media na RD Station, e levar para casa um Kindle 11ª geração.

A mentoria com a Liz também será o prêmio do 2º e do 3º lugares, com um bônus para a pessoa que ficar com o vice no pódio: uma assinatura enterprise da RD University

Por fim, como é tradição do evento, vamos sortear brindes fofíssimos durante a transmissão para quem engajar conosco nas redes sociais. A diversão é garantida com os apresentadores da RD, Brenda Dilli e Doug Cruz —  aliás, o Social Media Day é todo feito por RDoers!

Dicas dos palestrantes do evento

Para esquentar os tambores para o evento, convidamos nossos palestrantes a responderem algumas perguntas. Abaixo, veja as respostas que eles enviaram para nós!

1. Camila Renaux

PERGUNTA: Qual rede traz mais retorno quando estamos falando de vender?

Aqui depende de onde seu público está! Mas segundo pesquisa de 2023 da Opinion Box, 72% dos consumidores usam o Instagram para pesquisar produtos e marcas e 75% tomam a decisão de comprar através desta rede. Falando de ROI, na pesquisa Social Media Trends da Hubspot de 2023, os profissionais de Marketing apontam um retorno de 25% para o Instagram, versus 12% no TikTok e 11% no Linkedin. Dito isso, é inegável a importância do Instagram ao longo de toda a jornada de compra, desde a descoberta até o fechamento, sendo também um canal importante para relacionamento e pós venda - o que se reverte em taxas de retorno mais altas.

PERGUNTA: Storytelling ajuda na conversão? 

Storytelling ajuda em tudo! Isso porque, sem uma narrativa, não comunicamos valor e ficamos reféns da percepção gerada, sem estratégia. Quando não somos protagonistas da narrativa, a probabilidade de ser avaliado apenas por preço é altíssima, e quem não tem valor percebido compete apenas por preço. Em um cenário de intensa concorrência e margens cada vez menores, isso é um risco. Saber contar histórias é essencial para a construção de uma marca forte e marcas fortes vendem mais e melhor!

2. Pedro Galvão

PERGUNTA: Você usa o ChatGPT na sua estratégia? Quais são seus hacks para mais produtividade?

Uso sim! O ChatGPT pode ser uma ótima ferramenta para auxiliar na rotina de quem cria conteúdos, e meus 3 principais usos para ele são:

  • Resumir grandes quantidades de texto para que eu possa criar conteúdo a partir dele (economiza tempo de leitura);
  • Responder questões e dúvidas que não sejam muito específicas (ajuda na pesquisa de conteúdo);
  • Reescrever blocos de texto adequando a linguagem ou mudando o tom de voz (para quando estou sem ideias de como reformular).

3. Renan Caixeiro

PERGUNTA: Quais são os indicadores que você gosta de analisar quando se trata de social media?

Para Social Media, eu acho fundamental a gente ver os indicadores de engajamento que indicam maior conexão da audiência com o conteúdo. Por exemplo: quando alguém favorita um post no Instagram ou comenta num vídeo do YouTube. No mundo das redes sociais, o foco maior é em gerar esse tipo de reação da audiência.

4. Lizandra Muniz

PERGUNTA: Quando a queda no engajamento se transforma no momento de rever a estratégia?

Quedas no engajamento são naturais e, se pontuais, não precisam ser vistas como o fim do mundo. Mas se seu engajamento vem caindo de forma contínua há semanas, sem melhora nos indicadores, é o momento de rever sua linha editorial e recalcular a rota. Aqui na RD fazemos essa análise mensalmente do nosso conteúdo, mas ficamos de olho diariamente na performance de tudo que é publicado. Um post com uma performance abaixo da média é normal, mas duas semanas seguidas com resultados abaixo do esperado não são. Redes sociais são canais em que a estratégia precisa ser acompanhada de perto e você precisa ter indicadores claros e documentados para reconhecer quando algo está fora do comum. Resumo da ópera: fique sempre atento ao seus números!

>> Conheça as funcionalidades de gestão de redes sociais do RD Station Marketing

Inscreva-se no Social Media Day 2023

E aí, curtiu? Deu like? Ou vai reagir com algum outro emoji à sua escolha? De qualquer forma, queremos contar com a sua presença no Social Media Day 2023!

Vai ser um dia para celebrar os impactos positivos das redes sociais para pessoas e pequenas empresas, além de muito aprendizado e compartilhamento de boas ideias.

Vale lembrar que a participação é gratuita e, além de prêmios, dá também um certificado! Pois é, se você quiser vai até poder imprimir o seu e fazer uma coreografia no TikTok ou no Instagram Reels  — ou só postar no LinkedIn mesmo.

Bora lá, então? Clique no banner abaixo para garantir o seu lugar nessa grande festa da internet brasileira, quase tão tradicional quanto reagir a qualquer situação com memes da Gretchen ou do Michael Scott. Só vem!

Participe do Social Media Day 2023
Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

Veja também

Notícias
Resultados do estudo Panorama PMEs: 76,4% das empresas adotaram o trabalho remoto e horários flexíveis no período de pandemia
Notícias
Notícias da Semana: o algoritmo que soube antes do coronavírus
Notícias
Notícias da Semana: como as big techs estão tentando ajudar