Notícias da Semana: Spotify faz nova aquisição milionária de podcasts

Aplicativo compra a rede The Ringer, focada em esportes, e afirma que se trata da “próxima ESPN”

Bruno Volpato
Bruno Volpato7 de fevereiro de 2020
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Fevereiro finalmente chegou e o Carnaval já é uma nuvem de glitter, suor e cerveja no horizonte. E se você é daquelas pessoas que não curtem a folia, então pense que a data é uma nuvem de paz e tranquilidade no horizonte visto de alguma pousada do interior ideal para se esconder. Até lá, porém, muita coisa pode acontecer!

Mas, afinal, qual é a sua programação para o Carnaval? Se antes ainda havia cidades que ignoravam a festa, hoje os bloquinhos espalharam a diversão - ou o horror, dependendo do seu estilo - para todo o Brasil. Então, a sua empresa deve parar uns dias. Porém, lembre-se que com o RD Station Marketing, as suas ações podem continuar rodando no feriadão!

propaganda

Outra coisa que não para é a nossa newsletter! Ela vai chegar na sexta-feira de Carnaval, e na anterior também! Então, se você ainda não assina, basta preencher o formulário abaixo. Depois, continue lendo o post para saber o que de mais interessante rolou em tech e Marketing Digital nesta semana.

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba toda sexta-feira os melhores conteúdos e as notícias mais relevantes da semana em seu email

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Spotify faz nova aquisição milionária de podcasts

Os podcasts estiveram em todas as listas de trends de Marketing Digital para 2020. Já no ano passado, na verdade, várias notícias indicaram a consolidação do formato. Até mesmo o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, criou seu próprio podcast, trazendo algumas entrevistas que ele faz mundo afora.

Ainda em março de 2019, aliás, uma pesquisa de hábitos de consumo revelou que mais da metade dos americanos já tinha ouvido ao menos um episódio de algum podcast - e que 32% deles ouviam os áudios mensalmente. Quase um ano depois, com certeza este número já é ainda maior e mais impressionante!

Assim, se você tivesse uma empresa totalmente focada em streaming de arquivos em formato de áudio, certamente investiria em um podcast, não é mesmo? Pois o Spotify pensa como você. Há exatamente um ano, os verdinhos adquiriam a Gimlet e a Anchor, mostrando que estavam falando sério nessa área.

No fim do ano passado, o aplicativo passou a exibir com destaque os podcasts, dando uma cutucada nos usuários para estimulá-los a ouvir mais o formato. Mesmo que você ouvisse muito mais música do que as conversas e as entrevistas, sua retrospectiva pessoal com o que mais escutou em 2019 também trouxe os programas mais executados.

É, vai ser o ano dos podcasts mesmo

Na semana que passou, o Spotify divulgou suas estatísticas de usuários e faturamento no quarto trimestre de 2019. Os podcasts tiveram um aumento de 200% em audições durante o ano todo, com 16% de todos os usuários ativos acessando ao menos um deles. O número de títulos disponíveis na plataforma, aliás, já passou de 700 mil.

podcasts

Além de divulgar dados, os verdinhos gastaram muitas verdinhas também. A rede de podcasts esportivos americana The Ringer foi adquirida por uma soma não-revelada de alguns milhões de dólares. “Nós compramos a próxima ESPN”, comentou o CEO do Spotify, Daniel Ek, indicando o direcionamento para o entretenimento e mídia.

A The Ringer, atualmente, conta com 38 títulos, sendo 30 de esportes. Ela trabalha com um modelo que interessa muito ao Spotify, baseado em patrocinadores. Para a rede, o ganho, além das não-reveladas verdinhas, será a exposição global possibilitada pelo Spotify. Enquanto isso, fica a pergunta: a sua empresa já tem um podcast?

Links relacionados:

Artista alemão trolla o Google Maps

Você certamente já pensou em dedicar algumas horas da sua vida a trolla o algoritmo de um famoso aplicativo da internet, não é mesmo? Pois é, eu também não. Talvez porque não sejamos artistas como o alemão Simon Weckert, que colocou 99 smartphones em um carrinho de mão para simular um congestionamento de trânsito no Google Maps. Veja:

Weckert classificou a brincadeira como uma instalação artística. Em entrevista ao site Motherboard, ele afirmou que quis alertas as pessoas de que dados não são totalmente objetivos, nem mesmo a coleta deles. “Assim, os dados são vistos como o próprio mundo, esquecendo que os números representam apenas um modelo do mundo”, disse.

O alemão ainda se empolgou com a ideia de que, ao criar um engarrafamento falso em uma rua, ele provavelmente criou outro verdadeiro com os motoristas que tentavam fugir do fictício. No fim das contas, foi uma forma divertida de mostrar como funciona o algoritmo do Google Maps - a menos que você tenha ficado preso no carro em Berlim.

Links relacionados:

LinkedIn chega a 675 milhões de inscritos e troca de CEO

A semana foi agitada para o LinkedIn. A rede social corporativa também divulgou suas estatísticas de usuários, apresentando o impressionante número total de 675 milhões de contas pessoais - sendo mais de 40 milhões no Brasil. Não é a mesma coisa que usuários ativos, o número mais usado pelo mercado, mas é um feito notável.

Quem vai ter que atualizar a descrição da job no LinkedIn é o (agora ex-)CEO do LinkedIn, Jeff Weiner. Contratado em 2008 pelo fundador da companhia, Reid Hoffman, ele vai agora ocupar um cargo no conselho da empresa. Weiner será substituído por Ryan Roslansky, que é VP de produto e foi a primeira pessoa contratada pelo ex-CEO.

jack donaghy

Weiner liderou o LinkedIn e deixou sua marca. Se antes a rede social nem mesmo era uma rede social, mas apenas um depósito de currículos, hoje ela cresce em popularidade por ter um ambiente menos agressivo, tóxico e exibicionista que as concorrentes. Um dos desafios do novo CEO é manter esse status, com cada vez mais conteúdo de qualidade.

Links relacionados:

RD e Sebrae lançam webinars sobre análise de resultados

Dados são os seus melhores argumentos! Além de provar o valor do seu trabalho, a análise de dados é capaz de identificar riscos e evitar prejuízos. Por isso, nós convidamos o Sebrae para organizar conosco o Mês das Estratégias Avançadas para Análise de Resultados.

Inscreva-se agora e participe de 5 webinars com importantes especialistas do mercado. Eles vão cumprir a missão de apresentar as melhores estratégias de análise que utilizam no dia a dia! Você não vai querer perder, né? É gratuito, basta preencher o form abaixo!

Mês das Estratégias Avançadas para Análise de Resultados

Inscreva-se agora e participe de 5 webinars com importantes especialistas do mercado: eles vão cumprir a missão de apresentar as melhores estratégias de análise que utilizam no dia a dia!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

Veja também

Notícias
Nossos primeiros 10 anos de RD Station e as perspectivas para os próximos 10, junto com a TOTVS
Notícias
Rodrigo Noll ensina a fazer marketing e vendas por indicação no #RDSummit
Notícias
Gabriel Costa, da Singu, ensina como fazer o arroz com feijão do growth #RDSummit