Alexia Ohannessian, da Trello, conta como foi a expansão internacional da empresa no Studio RD Summit

Profissional que trabalha há 3 anos como diretora de marketing internacional da Trello deu dicas para empresas que querem expandir para outros países

Mônica Custódio
Mônica Custódio30 de janeiro de 2018
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Alexia Ohannessian é francesa, mora no Brasil e trabalha como diretora de marketing internacional em uma empresa norte-americana, uma configuração de fatores que a levou a compreender com propriedade os desafios que negócios enfrentam quando desejam entrar em mercados estrangeiros.

Internamente, na Trello, a dificuldade de se comunicar com colaboradores de culturas diferentes foi superada “por meio de muita educação, explicação e de gerar um clima de empatia, que faz com que as pessoas tentem se colocar no seu lugar”, conta.

Isso foi feito compartilhando conteúdos sobre diferenças culturais na empresa e realizando oficinas com quem entende do assunto.

Eu trouxe um especialista em diferenças culturais para explicar que um francês realmente vai cumprimentar uma pessoa diferente de um brasileiro, e que isso se chama cultura.

Também é importante conhecer o contexto do país para o qual se quer expandir, indo até lá e conhecendo pessoalmente o mercado — um processo que, para Alexia Ohannessian, demanda tempo e não pode ser feito às pressas.

Alexia Ohannessian foi palestrante do RD Summit 2017 (fizemos um resumo de sua palestra, que você pode conferir no post Domine o mundo: dicas para construir uma estratégia de marketing global de sucesso) e uma da convidadas a participar do Studio RD Summit.

Assista à entrevista completa:

Outros pontos comentados por Alexia Ohannessian foram:

  • Como fazer a expansão internacional de uma empresa funcionar, mesmo com pessoas de culturas tão diversas;
  • Dicas do que observar em um país antes de expandir para ele;
  • Aprendizados que teve com a expansão internacional da Trello;
  • Dicas para empresas que têm colaboradores trabalhando remotamente;

Gostou das dicas? Para ficar por dentro e acompanhar todos as entrevistas do Studio RD Summit, inscreva-se no nosso canal do YouTube.

Você usa o Trello? Em conjunto com a empresa lançamos já o material [Template + eBook] Quadro de Planejamento de Marketing Digital. Faça o download e bons resultados!

Template + eBook: Quadro de Planejamento de Marketing Digital

Defina seus objetivos no Marketing Digital e acompanhe os projetos e atividades de forma fácil com templates de quadro no Trello

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Mônica Custódio

Mônica Custódio

Quem escreveu este post

Oi! Eu sou jornalista e já trabalhei com jornal impresso, assessoria de imprensa e revisão de textos. Desde 2016, estou me aventurando pelo mundo do marketing digital. :)

Veja também

Notícias
8 histórias reais para inspirar seu programa de inclusão
Notícias
Notícias da Semana: alunos estão recriando universidades inteiras no Minecraft
Notícias
Denise Fraga discute o poder da gentileza em tempos de internet no #RDSummit2019