Notícias da Semana: WhatsApp chega a 2 bilhões de usuários

De tanto as pessoas falarem “vem de Zap”, o aplicativo de mensagens já é usado pelo equivalente a 25% da população mundial

Bruno Volpato
Bruno Volpato14 de fevereiro de 2020
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Chegamos à metade de fevereiro e o Carnaval é uma realidade cada vez mais próxima. Você já sabe como vai encontrar os amigos nos bloquinhos, trios e desfiles por aí? Pretende usar o WhatsApp? Pois saiba que o app de mensagens atingiu uma marca histórica. Vamos falar sobre isso no post de hoje, mas sobre Carnaval paramos por aqui.

carnaval

Porém, isso não quer dizer que não vamos trazer uma verdadeira folia de informações. Tem novidade sobre o RD Summit 2020, por exemplo, além de uma inusitada notícia sobre um filme tentando reverter uma semana de estreia ruim através de uma ação de SEO. Então, continue lendo, e assine nossa newsletter para ficar sempre por dentro!

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“Vem de Zap”: WhatsApp chega a 2 bilhões de usuários

O WhatsApp chegou a 2 bilhões de usuários. É muita gente mandando mensagens de bom dia todas as manhãs, mantendo contato com familiares distantes, mandando umas fake news e, mais recentemente, fazendo negócios. O número foi divulgado nesta semana pelo Facebook, dono do aplicativo de mensagens mais querido pelos brasileiros.

E não apenas dos brasileiros. Afinal, 2 bilhões somam 25% da população mundial. Só na Índia, o maior mercado do WhatsApp, são 400 milhões de usuários. No Brasil, estima-se que sejam 120 milhões de contas ativas. O Facebook é a plataforma com maior número de usuários, batendo 2,5 bilhões. O Instagram, que também é do Face, tem cerca de 1 bilhão.

Ou seja, a Face Family está dominando cada vez mais o tempo que passamos conectados à internet. No comunicado oficial a respeito dessa impressionante marca, o WhatsApp louvou suas características mais positivas:

“Com o WhatsApp, mães e pais podem falar com seus filhos onde quer que eles estejam, irmãos compartilham momentos importantes, colegas de trabalho colaboram com mais eficiência e empresas estão crescendo ao conectarem-se com mais facilidade a seus clientes.”

Às vezes, acabamos focando mais nos pontos negativos das redes sociais e das gigantes de tecnologia, mas muitos de nós olhamos a frase acima e nos identificamos. Claro que não devemos nos esquecer dos problemas e das consequências nefastas do uso descontrolado da tecnologia, mas é inegável que ela aproxima e reconecta pessoas.

don draper emotions

Privacidade e criptografia

O WhatsApp aproveitou o milestone para reforçar seu compromisso com a privacidade e a criptografia de ponta a ponta. Alguns países, incluindo a Índia, tem pressionado o Facebook a acabar com essa proteção. A alegação é que ela protege não apenas usuários comuns, mas também criminosos que não podem ser identificados.

O assunto é controverso e se soma ao interesse da companhia-mãe de vender anúncios dentro do aplicativo. Hoje, a única forma de monetização é o WhatsApp Business, que traz um faturamento irrisório para os padrões da empresa de Mark Zuckerberg. Os fundadores do WhatsApp, aliás, deixaram a empresa justamente por discordâncias com o chefão.

Porém, mais da metade do anúncio oficial é dedicada a uma apaixonada defesa da privacidade e da criptografia. Vale lembrar, também, que o próprio Zuck já declarou que o futuro do Facebook, do Insta e do WhatsApp está na comunicação direta e criptografada entre seus usuários, de forma unificada.

Por fim, fica o registro: o WhatsApp chegou a 1 bilhão de usuários em 2016 e a 1,5 bilhão em 2018. Será que vai levar, de novo, mais ou menos 2 anos para atingir os 2,5 bilhões?

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Filme da Arlequina muda de nome por causa do SEO

Uma boa estratégia de SEO resolve muitos problemas, então a Warner pensou: será que pode ajudar a melhorar a bilheteria de um filme? Essa é uma das justificativas da mudança de nome de Birds of Prey (and the Fantabulous Emancipation of One Harley Quinn) para Harley Quinn: Birds of Prey. É o “filme da Arlequina”, só que em inglês.

O filme não teve uma boa semana de estreia, deixando de atingir as expectativas de bilheteria. De acordo com uma matéria do The Verge, um dos problemas identificados foi justamente o título. Em teoria, as pessoas procuravam por “Harley Quinn” no Google e não entendiam que o que vinha era o que buscavam. E, assim, não compraram ingressos.

arlequina

Pode ser que sim, pode ser que não. A própria reportagem cita outros fatores para o resultado decepcionante, como os trailers e uma estratégia equivocada de lançamento. De qualquer forma, em se tratando de SEO, a palavra-chave do filme é, de fato, Harley Quinn. Então, faz sentido jogá-la para frente do título.

Afinal, quem aqui nunca lançou um blogpost bonitão cheio de expectativas, ficou triste com o resultado e correu para dar uma otimizada? Será interessante observar se o cenário vai mudar para Arlequina e sua trupe. Apesar de suas tendências ao caos, a carismática personagem certamente iria querer ser vista pelo maior número de pessoas possível.

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Começaram as vendas do RD Summit 2020

Ainda é fevereiro, nem rolou o Carnaval, mas o RD Summit 2020 já está a todo vapor. Começou a venda de ingressos para mais uma edição do maior evento de Marketing e Vendas da América Latina! E a abertura foi uma loucura: mais de 2 mil pessoas já garantiram seus lugares ainda no primeiro dia!

Assim como em 2019, além dos passaportes para os 3 dias e ingressos VIP, temos 1-Day Pass para cada um dos dias. Dê uma olhada no vídeo abaixo para entrar no clima e, depois, clique no link para escolher a sua modalidade de ingresso. Lembrando que clientes e parceiros da RD têm um desconto especial!

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RD lança gerador de UTM

O parâmetro UTM é um código de texto adicionado ao final de uma URL, responsável por registrar no Google Analytics todas as origens de cliques que um link recebe. Permite entender o comportamento do público e quais campanhas e canais trazem mais resultados!

Se você não mede o sucesso das suas estratégias de Marketing, corre o sério perigo de tomar decisões erradas baseadas no achismo. Por isso, lançamos nesta semana um Gerador de UTM para facilitar a sua vida - tem até encurtador de link! Acesse agora.

Gerador de UTM

Nosso Gerador de UTM está estruturado em uma planilha de Excel, ou seja: você pode usar onde estiver e será para sempre gratuito. Ele é bem completo e já vem todo estruturado - tem até encurtador de link!

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Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

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