Wil Reynolds fala da importância de unir busca paga e busca orgânica #RDSummit

O especialista disse ter deixado de lado a forma como trabalhou por anos, mudando tudo na sua empresa, a consultoria Seer Interactive

Mônica Custódio
Mônica Custódio8 de novembro de 2019
Semana da Transformação Digital

Este post faz parte do RD Summit Live Show, a cobertura completa do RD Summit 2019. Além de artigos, teremos entrevistas com palestrantes, fotos, vídeos e mais durante os três dias de evento. Visite a página da cobertura e fique por dentro de tudo!

Considerado um mestre do SEO, Wil Reynolds abriu o terceiro dia do RD Summit com uma palestra em que buscou desconstruir boas práticas.

O expert diz ter deixado de lado a forma como trabalhou por quase 20 anos, mudando tudo na sua empresa, a consultoria Seer Interactive. Na apresentação, ele contou por que fez isso — e por que quem tem uma empresa ou agência que investe em SEO e PPC também deveria se importar.

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Para começar, ele disse que, em outra edição do evento, deu as melhores práticas. Mas que cada empresa é única. A recomendação dele atualmente é não seguir esses conselhos, mas olhar para os dados de cada um dos clientes.

>> Leia também: Atualização Helpful Content do Google: previsões e hipóteses de Wil Reynolds

Análise de palavras-chave

Sua primeira dica foi sobre análise de palavras-chave. Wil Reynolds disse que, há cerca de dois anos, analisava poucas keywords dos seus clientes, mas que mudou sua forma de trabalhar quando teve alguns insights. 

Hoje, a dica dele é analisar todas as palavras-chave possíveis. Atualmente, o palestrante diz ver mais de 50 mil palavras-chave de cada cliente. "Escolher palavras-chave custa muito, o melhor é analisar todas", diz. 

A importância de unir SEO e PPC

Wil Reynolds recomenda utilizar ferramentas que unem dados de SEO (a parte orgânica da página de resultados dos buscadores) e PPC (pay-per-click, os anúncios exibidos quando se faz uma busca). "Eu pego o SEO, seguro pela mão, pego o PPC, seguro pela outra, e caminhamos juntos", diz.

Ele também recomendou tomar cuidado com o que chama de "palavras-chave Gremlins" do AdWords, que são aquelas que não têm o significado desejado e que "destroem o seu dinheiro", diz. "Não é do interesse do Google avisar que uma palavra-chave não tem o significado que você quer quando você está pagando", explica.

Como exemplo, usou um dos próprios clientes, um banco, que estava gastando com a palavra-chave bank account. Muitas pessoas estavam digitando esses termos no Google, mas o que elas procuravam, na realidade, era a música Bank Account, do rapper 21 Savage, que foi lançada na época e estava fazendo sucesso. 

"Se você não unir os dados do PPC com os de SEO, você não vai descobrir informações como essa", diz. Ele contou que, com essa estratégia, economizou 60 mil dólares em 15 segundos para esse cliente.

"O cliente vê uma estrada vazia, porque só tem um dado para olhar. Mas a agência precisa ter capacidade de ver mais dados. Vai poupar muito dinheiro de vocês e dos seus clientes", conclui.

Mônica Custódio

Mônica Custódio

Quem escreveu este post

Oi! Eu sou jornalista e já trabalhei com jornal impresso, assessoria de imprensa e revisão de textos. Desde 2016, estou me aventurando pelo mundo do marketing digital. :)

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