Projeto de Acelereção de Resultados

Projeto de Aceleração de Resultados

Sua agência fechou um novo cliente para trabalhar com inbound?

Parabéns! Sabemos que você tem um longo caminho pela frente, mas não podemos perder de vista o entusiasmo inicial deste novo cliente e a expectativa que ele tem de perceber resultados rápidos!

Siga os passos abaixo para fazer um bom atendimento inicial e reportar os primeiros resultados em até 60 dias.

Este projeto é importante para:

  • Dar segurança para o cliente de que sua agência tem processos estruturados
  • Reportar resultados em curto prazo e gerar valor sobre o investimento do cliente
  • Trabalhar a retenção do cliente pela agência desde as primeiras semanas e garantir o engajamento dele com o projeto

Engajamento inicial

Após o fechamento do contrato com seu novo cliente, envie um email de boas-vindas para iniciar o atendimento.

Nesse email você deve incluir:

  • Quem será o principal contato da agência com o cliente.
  • Sugestão de melhor dia e horário para realizarem a reunião inicial de alinhamento (preferencialmente dentro de 7 dias após fechar o contrato).
  • Quem deve participar da primeira reunião (online ou presencial).
  • Link com questionário para preenchimento do cliente com data de entrega.

Objetivo dessa atividade

  • Dar segurança para o cliente de que sua agência tem processos estruturados.
  • Colocar a agência no comando das atividades e prazos ao longo do projeto.
  • Aproveitar a empolgação inicial do cliente para alinhar as expectativas.
  • Ter as informações relevantes e os acessos necessários para iniciar o projeto.
Tarefa completa?

Prepare uma apresentação para explicar ao cliente como vai funcionar a etapa inicial de trabalho da sua agência.

Você deve incluir os serviços e objetivos acordados no processo de venda. Aproveite também para apresentar o PAR e alinhar a expectativa de entregas para os próximos 60 dias.

A apresentação deve esclarecer:

  • Os serviços acordados no processo de negociação.
  • As etapas e objetivos do projeto de aceleração de resultados.
  • A equipe responsável por realizar as atividades.
  • Os resultados esperados.
  • O cronograma de entregas.

A apresentação será utilizada na primeira reunião entre a agência e o cliente.

Objetivo dessa atividade:

  • Alinhar expectativas da relação de trabalho entre a agência e o cliente.
  • Apresentar de forma clara e objetiva o que a agência vai entregar nas primeiras semanas.
  • Compartilhar a responsabilidade do cliente sobre estas entregas.
Tarefa completa?
  1. Revise o histórico de informações que você tem sobre o cliente, desde o processo de negociação. Resgate os objetivos e necessidades que ele apresentou ao contratar seus serviços.
  2. Confira as respostas do questionário de briefing para entender melhor o contexto de mercado e público-alvo do seu cliente.
  3. Faça uma análise do site do cliente e identifique:
    • As ações de marketing que já são realizadas.
    • Fontes de leads (ofertas e formulários existentes).
    • Pontos de otimização (ofertas e formulários que podem ser criados rapidamente para captação de novos contatos).

Objetivo dessa atividade

  • Evitar que o cliente precise repetir informações que já compartilhou com sua empresa.
  • Demonstrar conhecimento e segurança em relação aos objetivos do cliente.
  • Apresentar soluções rápidas para os gargalos identificados.
Tarefa completa?

A reunião de alinhamento inicial acontece entre a agência e os principais tomadores de decisão do cliente e tem duração média de 1 hora ou mais caso seja presencial.

Esses são os pontos que a agência deve abordar na conversa:

  1. Abra a reunião de forma agradável e sugira que todos se apresentem.
  2. Crie uma relação em que todos se sintam confortáveis durante a conversa e o relacionamento seja colaborativo.
  3. Valide com o cliente os serviços contratados e principais objetivos.
  4. Apresente o Projeto de Aceleração de Resultados e as entregas de curto prazo. Utilize o modelo de apresentação do Passo 3.
  5. Alinhe as necessidades que a agência terá junto ao cliente, como aprovação de materiais ou envio de conteúdo. Tenha um prazo para cada necessidade e reforce que o não cumprimento pode atrasar os resultados.
  6. Termine com um check-list das ações iniciais combinadas e relembre o que foi discutido na reunião.

Importante:

Convide seu cliente para usar o RD Station Marketing: Marque uma reunião com os responsáveis no cliente para treinamento e apresentação da plataforma. Isso vai te ajudar a:

  • Compartilhar responsabilidades com seu cliente
  • Trabalhar junto com o cliente no processo de qualificação de leads
  • Envio das oportunidades diretamente para o time de vendas do cliente

Pós reunião

  • Envie um email após a reunião relembrado o que foi acordado.

Objetivo dessa atividade

  • Alinhar os objetivos do projeto em médio e longo prazo e as entregas dos primeiros 60 dias de acordo com o PAR.
  • Aproveitar o entusiasmo inicial do cliente para alinhar as expectativas.
  • Criar uma relacionamento aberto e colaborativo entre a agência e o cliente.
Tarefa completa?

Ações de Marketing Digital

  1. Utilize as informações de acesso que você solicitou ao cliente no Passo 1 para configurar a conta dele no RD Station Marketing.
    • Conecte o Google Analytics.
    • Instale o código de monitoramento.
    • Configure os domínios de landing page e email marketing.
    • Integre os Formulários existentes.
    • Importe a base de contatos do seu cliente para o RD Station Marketing.
    • Caso seu cliente utilize algum CRM, faça a integração com o RD Station Marketing.
  2. Crie formulários e pop ups para otimizar o site do seu cliente para geração de leads. Use como base os gargalos identificados na fase de diagnóstico (passo 3).

Objetivo dessa atividade

  • Preparar a plataforma para as ações de marketing que serão realizadas durante o projeto (publicação de landing page, envio de email marketing, mensuração dos resultados).
  • Integrar as fontes de leads que já existem no site/blog do cliente.
  • Criar novas fontes de leads para otimizar o site/blog do cliente.
Tarefa completa?
  1. Faça um levantamento das ofertas e materiais que seu cliente já tem e que podem servir como isca para geração de leads.
  2. Ex. de Ofertas: Cupom de desconto, teste gratuito, consultoria com especialista, brindes da marca.

    Ex. de Material: Planilhas, pesquisas de mercado, dicionário de termos técnicos da área. Templates, webinars.

  3. Crie uma landing page para divulgar a oferta
  4. Use campos personalizados para auxiliar na qualificação dos leads no futuro
  5. Envie o material para aprovação do cliente e valide o orçamento para campanhas de mídias pagas (Face Ads, Google Adwords).

Objetivo dessa atividade

  • Organizar a primeira campanha de inbound marketing do cliente
  • Criar uma landing page para conquistar novos leads
  • Utilizar o formulário da landing page para captar informações que permitam conhecer melhor o perfil dos leads gerados.

Para auxiliar nessa atividade, criamos alguns modelos de landing page para os seguintes segmentos que seus clientes possam atuar.

Tarefa completa?

Com a oferta pronta e aprovada, é hora de divulgar a landing page.

Esta etapa é fundamental para o sucesso do projeto, pois o número e a qualidade dos leads gerados são resultados concretos que a agência pode apresentar ao cliente! Por isso é importante ter um bom plano de divulgação.

Para executar boa estratégia de promoção:

  1. Estabeleça uma meta de leads (recomendamos começar com no mínimo 50).
  2. Crie pop ups e calls to action para divulgar a oferta no site/blog do seu cliente.
  3. Divulgue a oferta nas redes sociais.
  4. Crie uma campanha de mídias pagas para potencializar o resultado. Utilize o orçamento que definiu com o cliente no Passo 6.

Objetivo dessa atividade

  • Divulgar a oferta para o público que seu cliente quer alcançar.
  • Conquistar novos leads para ampliar a base de relacionamento da empresa.
  • Gerar os primeiros resultados concretos das ações de marketing para o negócio do cliente.
Tarefa completa?

Divulgue a oferta para a base de contatos que você importou no Passo 1.

Assim, você pode começar um relacionamento com os contatos que seu cliente já tem e verificar quais demonstram interesse nas ofertas da empresa.

  1. Crie um modelo de email marketing no RD Station Marketing.
  2. Escreva uma mensagem que desperte o interesse na oferta ou material rico.
  3. Insira o link da landing page no email (de preferência em um botão de CTA).

Objetivos dessa atividade

  • Começar um relacionamento com a base de contatos do seu cliente
  • Avaliar quem demonstrou interesse na campanha

Para auxiliar nessa atividade, criamos alguns modelos de emails de promoção para os seguintes segmentos que seus clientes possam atuar.

Tarefa completa?

Apresentação de Resultados

Avalie os contatos que demonstraram interesse na oferta para identificar quais têm o perfil do público ideal do seu cliente e se já existem oportunidades de negócio. É fundamental incluir o cliente nos critérios de qualificação.

Para qualificar os contatos da base:

  • Defina os critérios de qualificação de leads junto com a equipe comercial do seu cliente.
  • Analise os leads gerados.
  • Identifique os leads qualificados.
  • Identifique oportunidades de negócio (se houver).
  • Notifique os vendedores sobre novas oportunidades (se houver).
  • Peça um feedback dos vendedores sobre os contatos gerados.

Objetivo dessa atividade

  • Identificar leads com maior potencial para se tornar clientes
  • Manter o funil de vendas organizado com a identificação de leads qualificados, oportunidades e clientes
  • Acompanhar as taxas de conversão do funil.
Tarefa completa?

Após aplicar a metodologia de aceleração de resultados nos primeiros 60 dias de trabalho do cliente com a sua agência, você precisa apresentar os resultados obtidos.

Os resultados serão a base das ações que foram definidas para médio e longo prazo. Além de garantir que a próxima Revisão Trimestral de Sucesso tenha uma primeira entrega relevante.

Alguns exemplos de resultados que você pode alcançar com o projeto de aceleração de resultados:

Landing Page

  • Número de leads.
  • Taxa de conversão.

Leads

  • Quantidade de leads.
  • Perfil dos leads.
  • Qualificação de leads.
  • Oportunidades de negócio.

Email marketing

  • Taxa de abertura do email.
  • Taxa de clique do email.
  • Taxa de bounce do email.
  • Taxa de descadastramento.

Objetivo dessa atividade

  • Fazer as primeiras entregas de Marketing Digital para o cliente e manter o engajamento dele ao longo do projeto.
  • Comprovar o retorno sobre investimento inicial para o cliente.
  • Garantir a base de resultados que garantirá o sucesso das estratégias de médio e longo prazo.
Tarefa completa?

Após a apresentação dos resultados obtidos e finalizada a implementação, é hora de analisar o projeto sob a ótica do seu cliente.

A avaliação da satisfação é uma parte essencial de todo o trabalho. Ela é o termômetro dos seus esforços até agora. Afinal, para saber se está no caminho certo você precisa perguntar o que o seu cliente está achando.

Objetivo dessa atividade

  • Ter o retorno do cliente em relação aos resultados obtidos após os 60 dias.
Tarefa completa?
Mantenha seus projetos sempre organizados: baixe o checklist do P.A.R.!

Para acessar o conteúdo, insira seu email e o ID da sua agência.

Ao final de 60 dias

O cliente terá:

  • A primeira oferta de inbound marketing.
  • Novos leads para relacionamento.
  • Envio de uma campanha de e-mail.
  • Identificação de leads qualificados.
  • Um relatório com os resultados alcançados no período.

A agência terá:

  • Métricas e resultados concretos para comprovar o desempenho das ações de marketing.
  • Cliente mais satisfeito, com 2x mais chances de renovar um contrato anual.
  • Indicadores para nortear as ações de médio e longo prazo.