Como uma empresa tradicional passou a vender mais e em menos tempo com o RD Station CRM

Confira como a tecnologia abre novos caminhos para a Automação 2000 há mais de 20 anos, e como o CRM faz parte dessa história

Manoela Folador
Manoela Folador13 de novembro de 2020
Semana da Transformação Digital

Quando falamos em transformação digital e as oportunidades vindas com a tecnologia, parece se tratar de um tema bastante recente e moderno. Só que existem empresas que já entendem, há muitos anos, o poder da tecnologia bem aplicada e as portas que se abrem quando uma companhia trata softwares e sistemas como aliados.

É o caso da Automação 2000, que começou como um restaurante e hoje afirma, com orgulho, ser uma empresa de tecnologia. Eles souberam aproveitar uma oportunidade de transformação há mais de 20 anos. Quando identificaram problemas na sua operação comercial, não tiveram dúvidas: recorreram ao RD Station para solucioná-los!

Confira mais detalhes dessa história neste post.

Dica: todas as etapas apresentadas ao longo do case podem ser implementadas com o RD Station CRM. Você pode saber mais sobre a ferramenta na nossa demonstração ao vivo e conhecer as funcionalidades de funil de vendas, telefone virtual, WhatStation, relatórios, integrações e muito mais!

CRM

Demonstração ao vivo do RD Station CRM

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A tecnologia foi central desde o princípio...

Fundada em 1996, a Automação 2000 começou como um restaurante na Vila Mariana, na região do Centro Expandido de São Paulo. Na época, perceberam que era preciso um sistema de automação comercial para auxiliar na gestão do restaurante. Procuraram por uma solução que envolvesse o caixa, os equipamentos de impressão e a gestão fiscal.

Com o tempo, o resultado foi tão positivo que o restaurante acabou ficando em segundo plano. Decidiram focar na revenda desse sistema, mudando totalmente o rumo da empresa.

Os clientes começaram a chegar e o negócio foi se desenvolvendo. Além da automação comercial para o segmento do varejo, também passaram a prestar assistência técnica, treinamentos e consultorias para empresas.

A tecnologia transformou a Automação 2000 bem antes do início da conversa sobre "transformação digital", que hoje é tão comum. E, graças a essa transformação, a empresa já conta com 25 anos de mercado, 4 unidades, 50 funcionários e mais de 1.200 clientes, de acordo com o CEO Eduardo Duran.

Mas a transformação não foi completa

Há mais de duas décadas, a Automação 2000 se definiu como uma empresa de tecnologia, mas muitos processos continuaram funcionando de forma analógica. O controle comercial da empresa era totalmente descentralizado, feito individualmente por cada vendedor em planilhas ou caderninhos.

As oportunidades chegavam ao comercial de diversas maneiras, nenhuma delas rastreável: papel, ligação, SMS, email, papos de corredor… A gestão das informações era limitada e não havia controle sobre essas operações.

Era comum que os clientes esperassem muito tempo para receber um primeiro contato, e que vendas fossem perdidas por isso. Além disso, o time de Marketing não tinha clareza sobre quais informações eram importantes para os vendedores, o que prejudicava a passagem de Leads realmente qualificados.

Não havia acompanhamento das taxas de conversão nem dos motivos de perda de vendas, e todas as decisões eram tomadas no escuro.

A segunda virada do jogo

A empresa entendeu essas dificuldades e passou a buscar novas soluções para esses gargalos. A primeira escolha foi pelo RD Station Marketing, que auxiliou na criação de estratégias melhores para a divulgação e a atração de novos clientes para a Automação 2000.

Em seguida, veio a escolha pelo RD Station CRM, que foi a grande virada que o comercial precisava para alcançar um novo patamar de resultados. Totalmente integrado ao RD Station Marketing, a ferramenta representou o que a empresa precisava: sintonia, controle e organização.

Como em toda mudança, o time resistiu no início, afinal é difícil abandonar os velhos costumes. Porém, com o passar do tempo, entenderam que o uso do CRM beneficiaria a todos, não somente à gestão.

Lilian Leite, responsável pelo Marketing da empresa, comenta que é importante que o time entenda que o CRM não é um "dedo-duro", uma forma de ter seu trabalho vigiado. O CRM é um aliado, que garante autonomia e produtividade para vendedores, clareza e assertividade para gestores.

Hoje, com a ferramenta personalizada para as necessidades da empresa, todos acreditam que não há maneira melhor de gerenciar oportunidades. E, à medida em que usam mais o CRM, mais essa gestão se torna fluida.

Os resultados alcançados

De acordo com o CEO, o principal benefício foi o ganho de tempo e velocidade para fazer a gestão comercial das 4 unidades no mesmo lugar. A Automação 2000 observou uma redução de 10 a 15 dias no seu ciclo de vendas, e um aumento de 15% no seu faturamento desde a adoção da ferramenta.

Com o CRM, a empresa passou a vender mais em menos tempo, um patamar que todo gestor comercial almeja alcançar. Isso significa que os vendedores da Automação 2000 ganharam mais tempo para conquistar novas oportunidades e trazer resultados ainda melhores!

Fazendo a gestão de 4 unidades, eles passaram a acompanhar as metas de cada filial pelo CRM, com foco especial nos motivos de vendas perdidas. Hoje, o gestor comercial consegue ter uma visão de todas as oportunidades, o que está sendo negociado e quais os próximos contatos.

O time de Marketing, conta Lilian, também passou a entregar oportunidades com informações mais completas para o comercial, o que facilita o primeiro contato e torna o atendimento ao cliente muito mais efetivo.

Além disso, conseguem identificar quais canais e campanhas trazem os melhores clientes, e investir no lugar certo, sem medo de errar.

Os próximos passos para a Automação 2000 e a sua empresa

A Automação 2000 enfrenta uma realidade que também é a de muitas empresas no Brasil: com 4 unidades, precisa gerenciar múltiplos processos comerciais e acompanhar todos de perto, para não perder nenhuma informação importante e mantê-los sempre otimizados.

A boa notícia é que essa gestão acaba de ficar mais simples! A partir de agora, clientes do RD Station CRM podem criar diferentes funis de vendas na ferramenta, um para cada processo comercial da empresa. Podem ser criados funis, por exemplo, para cada:

  • canal de aquisição, como Inbound e Outbound;
  • filial ou unidade da empresa;
  • equipe de Vendas;
  • perfil de oportunidade;
  • produto ou categoria de produtos, etc.

Com essa possibilidade, você consegue fazer uma gestão muito mais eficiente de cada funil de vendas, acompanhando a performance de cada um individualmente, e entendendo os pontos de melhoria, os erros e acertos.

Os relatórios do RD Station CRM são automatizados e atualizados em tempo real, o que facilita muito o acompanhamento diário e a tomada de decisão rápida e assertiva.

Saiba mais sobre essa funcionalidade e outras do RD Station CRM que podem ajudar a sua empresa a ter resultados ainda melhores!

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Manoela Folador

Manoela Folador

Quem escreveu este post

Marketing Analyst na Resultados Digitais

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