Saiba como transformar a cobrança recorrente em uma aliada das suas vendas

Implantar a cobrança recorrente em seu negócio poderá mudar seu direcionamento e potencializar suas vendas


Potencializar as vendas é uma das metas mais importantes de qualquer empresa. Para conseguir esse resultado, muitas boas práticas devem ser assumidas como modus operandi da organização. Uma delas é a cobrança recorrente.

Neste post você poderá conferir todos os detalhes sobre essa modalidade de cobrança e, principalmente, entender como você pode melhorar seus resultados e vendas com esse método.

Se é seu desejo melhorar seus resultados com vendas, você chegou ao conteúdo certo! Fique até o final e saiba como transformar suas vendas com a cobrança recorrente.

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O bom resultado em vendas é consequência de um processo comercial bem definido e estruturado.

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O que é a cobrança recorrente?

A cobrança recorrente é uma forma de pagamento que se renova de tempos em tempos. como ocorre em academias, por exemplo. Nesse modelo, o cliente participa das atividades na academia e a mensalidade é cobrada mensalmente de forma automática.

De forma geral, no entanto, a recorrência se adapta ao produto, à empresa e ao cliente. O tempo entre uma cobrança e outra, portanto, é bastante variável, sendo que os casos mais frequentes são os planos mensais, trimestrais, semanais, quinzenais e, em alguns casos, anuais.

Esse formato tem ganhado cada vez mais protagonismo nos principais serviços utilizados em nosso dia a dia, porque oferece um nível maior de comodidade para o cliente e previsibilidade da empresa, que passa a não ser mais vítima da inadimplência.

A recorrência destaca-se, ainda, pela simplicidade e praticidade de implementação, sobretudo devido aos avançados e cada vez mais tecnológicos sistemas de cobrança recorrente.

Por que usar a cobrança recorrente?

Talvez você já tenha uma modalidade de cobrança implementada. A pergunta que pode surgir é: por que utilizar a cobrança recorrente? Para responder essa pergunta e te ajudar em sua decisão, nós separamos algumas das principais razões pelas quais a cobrança recorrente é importante para seu negócio. Confira:

Mais oportunidades de negócio

A recorrência amplia as oportunidades de negócio porque consegue oferecer mais opções de pagamento para o cliente. Muitos deixam de comprar ou assinar algum serviço pela falta de algum método de pagamento em específico. Na recorrência, ele consegue personalizar essa forma de pagar.

Não compromete o cartão de crédito

Quem nunca passou pela experiência de querer comprar um curso, assinar um serviço ou adquirir um produto e, por causa da falta de limite no cartão de crédito, ter sido obrigado a desistir da transação? Isso é mais comum do que se imagina. Dentro do processo de decisão de compra, muitas vendas deixam de acontecer por causa do cartão de crédito.

A cobrança recorrente não compromete o limite do cartão, facilitando o processo de compra. Além disso, caso o cliente não tenha nenhum limite ou não use cartão de crédito, a recorrência permite o pagamento através de boletos, por exemplo.

Previsibilidade de receita

Outra vantagem da cobrança recorrente é uma maior previsibilidade de receita. Contar com outras formas de pagamento acaba por gerar uma maior inadimplência, impedindo que haja uma previsão assertiva a respeito do dinheiro em caixa, comprometendo a gestão financeira.

Já com a cobrança recorrente, a empresa terá uma previsibilidade de receita com as vendas, já que a cobrança costuma ser feita de forma automática diretamente no cartão de crédito.

Depois da primeira autorização do cliente, todos os demais pagamentos serão feitos sem a necessidade do cliente sinalizar ou cadastrar os dados novamente.

Menos inadimplência

Por meio das cobranças automáticas, a inadimplência acaba diminuindo drasticamente, já que o pagamento não dependerá de altos limites no cartão de crédito ou, até mesmo, da memória do cliente.

Parte da inadimplência acontece não apenas devido à falta de dinheiro ou vontade de pagar, mas por esquecimento. A recorrência cobra automaticamente, superando essas dificuldades.

>> Leia mais: Como diminuir a inadimplência? 5 dicas práticas para aplicar na sua empresa

Recuperação de faturamento mal sucedido

Em muitas transações, principalmente online, pode acontecer do cartão não passar. Caso a cobrança recorrente não esteja sendo utilizada, provavelmente, nesses casos, a compra seria cancelada.

Mas com a cobrança recorrente é diferente: pagamentos negados são submetidos a uma nova tentativa. Independentemente se ocorreu um problema com o limite ou uma falha temporária com a operadora do cartão, a cobrança será feita com sucesso em uma tentativa futura.

Total segurança

Por fim, vale destacar que as cobranças recorrentes são seguras. Geralmente, sistemas de cobrança recorrente contam com sistemas de criptografia, impedindo o acesso e roubos de dados, entregando um maior nível de segurança.

Como funciona a cobrança recorrente

O funcionamento da cobrança recorrente é bem simples. Basta que o cliente contrate um serviço ou compre um produto e cadastre o cartão de crédito no sistema de recorrência. Dessa forma, o valor da mensalidade (ou anuidade, semestralidade e etc.) será descontado no dia combinado, diretamente na fatura do cartão de crédito.

Na prática, imagine que o plano anual de uma academia custe R$ 1.080. Se o cliente optar pela cobrança recorrente, ele poderá pagar um valor recorrente de R$ 90, sem que haja um grande comprometimento do limite do cartão.

Para conseguir isso, a empresa precisa de um sistema de pagamento que dê suporte à recorrência e a cartões de crédito de diversas bandeiras, além de contar com um forte sistema de segurança, de modo a armazenar com segurança os dados do comprador.

7 serviços que usam a cobrança recorrente

A cobrança recorrente está mais presente na sua vida do que você imagina. Integrá-lo ao seu sistema de vendas é uma boa opção, tanto que grandes serviços já o fizeram há algum tempo.

Conheça, a seguir, sete serviços que usam a cobrança recorrente.

1. Netflix

A Netflix é o primeiro serviço que nos serve de exemplo. Com planos flexíveis e personalizados para diversas finalidades, o maior streaming do mundo utiliza o sistema de cobrança recorrente com seus clientes, de modo a descontar o valor da mensalidade diretamente na fatura do cartão.

2. Spotify

Os amantes de música com certeza já receberam uma cobrança recorrente do Spotify. Também com planos personalizáveis, a plataforma de músicas optou por um sistema automático de cobrança, evitando assim a inadimplências.

3. Lumine TV

A plataforma de filmes clássicos Lumine TV também utiliza o sistema recorrente, com renovação automática mensal e pagamento no cartão de crédito.

4. iFood

O iFood é um bom exemplo para entendermos o funcionamento das formas de cobrança e pagamento. Embora seu principal foco esteja no gasto sob demanda e, portanto, não-recorrente, o aplicativo também conta com o Ifood Assinatura, que conta com planos de assinatura que entregam benefícios exclusivos para os participantes

5. TAG Experiências Literárias

Para aqueles que adoram livros, os clubes de leitura têm se multiplicado nos últimos anos e também têm utilizado bastante os pagamentos recorrentes, justamente porque esse modelo de negócio exige essa frequência. Por isso, a TAG Experiências Literárias adotou modelo de cobrança recorrente em sua estratégia de vendas.

6. BeautyBox

No setor de beleza, a cobrança recorrente também tem se mostrado muito eficiente. É por isso que a Sweet Eco Box adotou esse modelo para realizar o faturamento do seu clube de assinaturas.

7. Amazon Prime

Por fim, vale a pena destacar a Amazon Prime, que também utiliza a cobrança recorrente como forma de pagamento do seu sistema de assinaturas que dá frete grátis em algumas compras e outros serviços da marca.

>> Leia mais: Saiba o que é, quais são as vantagens e como fazer vendas recorrentes

Como vender mais através da cobrança recorrente

De que forma a cobrança recorrente pode favorecer e potencializar suas vendas? Simples: ao proporcionar métodos mais confortáveis de pagamento, suas chances de venda são bem maiores. Afinal, as principais objeções de compra estão relacionadas ao pagamento.

De forma prática, separamos algumas dicas para você utilizar a cobrança recorrente como aliada nas vendas, confira:

Conheça seu produto

Em primeiro lugar, antes de implantar um sistema de cobrança recorrente, é importante garantir que você tenha pleno domínio sobre seu produto. Isso é essencial tanto para que o processo comercial seja bem desenvolvido, como para definir se o modelo recorrente é ou não adequado para o produto.

Explore as vantagens durante os contatos comerciais e comunicação

Para um negócio baseado em um modelo de cobrança recorrente, é preciso garantir que o cliente consiga perceber toda a amplitude do valor do produto. Por isso, explorar vantagens, benefícios e diferenciais durante as ações comerciais e de comunicação é muito importante.

Identifique e vença objeções

Em todo o processo de vendas estão presentes as objeções de compras, que são justificativas do cliente para que a compra não seja efetuada. Um bom processo de vendas tem como um dos objetivos derrubar tais objeções, conduzindo o cliente à compra.

Na particularidade dos negócios recorrentes, no entanto, existe um desafio ainda maior: é preciso identificar as objeções que causam a desistência da assinatura, e combatê-las através das comunicações ou contato direto com o cliente.

>> Leia mais: Como contornar objeções de vendas? Veja dicas para usar nas suas negociações

Avalie se o seu modelo de negócio comporta a cobrança recorrente

Não podemos encerrar esta série de dicas sem falar da importância de avaliar e identificar se o seu negócio comporta o modelo de cobrança recorrente. Para fazer isso, é preciso questionar se há uma proposta de valor suficientemente forte para motivar o cliente a permanecer com a assinatura.

Conte com um sistema de cobrança recorrente

Por fim, mas não menos importante, é essencial frisar a importância de contar com um sistema de cobrança recorrente que faça o controle de pagamento de forma automática. Privilegie a escolha de plataformas que possibilitem uma integração com softwares de gestão empresarial.

Vantagens de um sistema de cobrança recorrente

Um sistema de cobrança recorrente é essencial para conseguir gerenciar os pagamentos e liberar os produtos e serviços para consumo do cliente. Fazer uma gestão manual da recorrência é uma tarefa verdadeiramente impossível.

Conheça, a seguir, algumas das vantagens de um sistema de cobrança recorrente, como o Galax Pay:

Integração com as operadoras de cartão

Um sistema de cobrança recorrente conta com integração direta junto às operadoras de cartão de crédito, facilitando o pagamento para a maior quantidade possível de clientes.

Disponibilização de links de pagamento

Além disso, tais sistemas oferecem a disponibilização de links de pagamento que podem ser enviados por diversos canais, dando ao cliente maior facilidade na hora de pagar, evitando inadimplência.

Gestão de clientes e cobranças

Dependendo do sistema escolhido, alguns oferecerão dashboards com relatórios e resumos da situação de cada cliente. É o caso, por exemplo, do Galax Pay, que entrega relatórios personalizados que ajudam a visualizar em tempo real a realidade do que acontece em seu negócio com poucos cliques.

Automatização de cobranças

Sistemas de cobrança recorrente também oferecem a automatização de cobranças. Isso significa que você não precisará gastar seu tempo cobrando seu cliente. O sistema fará isso por você.

Como aumentar mais suas vendas

Implantar um sistema de automatização de cobrança recorrente é essencial para aumentar as vendas e melhorar os resultados comerciais. É preciso, no entanto, ter um processo comercial muito bem definido e entender se esse modelo de pagamento é adequado ao produto.

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