Eric Santos e Luis Lourenço: Crescimento Previsível com Marketing e Vendas em sintonia

O CEO da RD Station e o diretor do RD Station CRM falam sobre o que é preciso para que as áreas de Marketing e Vendas trabalhem em sintonia

Bruno Volpato
Bruno Volpato20 de outubro de 2021
Semana da Transformação Digital

O keynote do CEO da RD Station, Eric Santos, é sempre um dos momentos mais esperados do RD Summit. Suas palestras apontam o que a empresa vê para o futuro do Marketing, de Vendas e da Inovação, mostrando novos caminhos para o mercado.

No RD Hostel 2021 não foi diferente. Eric fez uma recapitulação dos últimos meses da RD Station, com o desafio da pandemia de Covid-19, a aceleração da transformação digital no mundo e a aquisição feita pela Totvs em março deste ano.

Porém, como manda a tradição, Eric Santos olhou para frente. Ele contou com a companhia do diretor do RD Station CRM, Luis Lourenço, para mostrar o nosso foco: fazer com que as áreas de Marketing e Vendas dos nossos clientes e parceiros trabalhem em sintonia, gerando crescimento previsível. É nisso que acreditamos!

Neste post, trazemos um resumo do que o Eric e o Luis disseram. Porém, você ainda pode assistir à palestra deles (e a todas do RD Hostel 2021) na íntegra. Clique no banner abaixo para se inscrever e saber como ter acesso gratuito a todo esse conteúdo!

O novo processo de compra

Antes de mais nada, Eric deixa claro que as empresas brasileiras já estão adaptando seus processos de aquisição e relacionamento com clientes. Ou seja, há uma maturidade do mercado, que já entendeu que o processo de compra mudou. Os consumidores hoje têm mais opções, mais informações e mais voz, chegando mais preparados nas negociações.

E não foi só na ponta dos times de Vendas que a coisa mudou. As equipes de Marketing também precisam de evolução contínua. Hoje, a disputa por atenção é cada vez mais ferrenha, com conteúdo sendo produzido em quantidades colossais. Os canais, como mídia paga, estão cada vez mais concorridos e ineficientes.

Assim, os atritos entre Marketing e Vendas acabam sendo ainda mais corriqueiros. Na RD Station também foi assim, e Eric trouxe exemplos reais de conflitos das áreas aqui dentro. Para resolver isso, direcionamos nossas ações para o que chamamos de Crescimento Previsível, com esses dois times trabalhando em sintonia.

Crescimento Previsível: Marketing e Vendas juntos, em sintonia

Essa mentalidade já está no playbook de atuação da RD Station. Deixamos de pensar em um funil de vendas para ter uma visão mais de ampulheta, tendo um acompanhamento maior do processo todo - inclusive de pós-venda e relacionamento. Tanto é que o nosso novo logo remete a essa nova visão.

Assim, é preciso que haja um trabalho em conjunto, de fato. Eric aponta os 3 princípios do Crescimento Previsível que devem nortear a busca por essa sintonia entre Marketing e Vendas nas empresas. Veja quais são:

1. Mindset

É a base de tudo, pois sem ele a coisa não vai funcionar. É imperativo que Marketing e Vendas se reconheçam como aliados, superando diferenças, e que são interdependentes, precisando trabalhar de maneira conjunta para chegar nos resultados desejados.

2. Foco em resultados

É bem comum, dentro de uma operação, que Marketing meça o seu sucesso por algumas métricas e Vendas por outras. Porém, apenas uma importa: o crescimento da receita. O volume e a qualidade dessa receita gerada indica que ela é previsível e recorrente.

3. Comportamento

Também é fundamental que isso tudo venha com uma mudança de comportamento dos times. Marketing passa a olhar o funil (ou ampulheta, agora) de vendas inteiro, do começo ao fim. Já Vendas passa a ser um facilitador da base de educação trazida pelo Marketing.

É preciso uma nova gestão em Vendas

Luis Lourenço, head do RD Station CRM, assumiu a reta final da palestra. Sua mensagem também foi de mudança, e ele reforçou que as empresas que se adaptaram mais cedo estavam mais preparadas para enfrentar, por exemplo, a crise causada pela pandemia.

Ele ainda apontou a necessidade de um novo tipo de profissional para conectar as áreas de Marketing e Vendas: um novo tipo de gestor de vendas. Aquela figura que só aparece para aprovar descontos e para cobrar a meta no final do mês já não serve mais. Luis reconhece que não é fácil mudar, mas reforça que quem muda primeiro segue mais forte depois.

A RD Station quer estar junto às empresas brasileiras nessa busca pela sintonia entre Marketing e Vendas. Por isso, inclusive, o RD Hostel 2021 tem muitos conteúdos alinhados com essa proposta, ajudando você nessa caminhada pelo crescimento previsível. Luis também citou a Metodologia PEACE, com um curso gratuito que já formou 5 mil pessoas.

Novidades do RD Station

Por fim, Luis Lourenço anunciou novidades tanto no RD Station Marketing quanto no RD Station CRM. Elas também estão dentro do contexto do Crescimento Previsível, reforçando a sintonia entre as áreas.

O RD Station Marketing ganhou uma nova automação de marketing, com novo design, novas funções e com distribuição dos Leads diretamente para seus vendedores dentro do RD Station CRM. Tudo junto!

E o RD Station CRM ganhou um plano PRO. Ele tem automações de vendas, relatórios para equipes maiores, análises de tempo de primeiro contato e mais espaço de armazenamento. Tem, ainda, features exclusivas como o relatório de primeiro contato, que nenhum concorrente traz. Ah, e ele funciona de forma integrada com todos os planos do RD Station Marketing!Aprofunde-se no conceito de Crescimento Previsível na página especial sobre o tema.

Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

Veja também

Vendas
Previsão de vendas: descubra o que é, quais são os tipos e como fazer
Vendas
Saiba como transformar a cobrança recorrente em uma aliada das suas vendas
Vendas
Comportamento do consumidor: entenda rotinas e hábitos de compra para vender mais