Frases de vendas: veja dicas do que não dizer aos seus clientes em potencial

Deseja ter sucesso como vendedor? Então evite dizer estas frases de vendas aos seus potenciais clientes

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Resultados Digitais9 de julho de 2021
Semana da Transformação Digital

Ao invés de ler, ouça no player abaixo as frases de vendas que você não deve dizer:

É comum que os vendedores se preocupem em saber o que dizer para os clientes em potencial. O script de vendas, por exemplo, é uma ferramenta bastante útil nesse sentido, incluindo pontos-chave que devem ser abordados, para que o vendedor não esqueça nada importante.

Mas, além de saber o que dizer, é preciso saber o que evitar em um contato com um potencial cliente. Dizer uma frase errada pode arruinar a venda, fazendo com que todo o esforço para fechar o negócio tenha sido em vão. 

Para evitar que isso aconteça, trazemos neste artigo algumas dicas de frases de vendas para não dizer durante suas negociações. Confira!

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8 frases de vendas para evitar em conversas com clientes em potencial

1. "Talvez"

Para conseguir fechar negócio, é preciso transmitir segurança sobre o que você fala. Afinal, se nem o vendedor acredita em seu próprio discurso, por que o cliente acreditaria? Usar frases com a palavra "talvez" pode transmitir uma ideia de incerteza para o consumidor em potencial. Por isso, o melhor é evitar esse termo e demonstrar firmeza na sua fala.

2. "Eu espero que..."

Frases como "eu espero que você tenha sucesso com o produto" devem ser evitadas pelos mesmos motivos do item anterior: passam uma ideia de que o vendedor não tem certeza do que está falando. Mais uma vez, não deixe o consumidor pensar que você não está seguro, transmita confiança!

3. "Confie no que estou dizendo"

É preciso conquistar a confiança do seu cliente em potencial, e não pedir para que ele confie em você. Com base nas informações embasadas que você passar, esse sentimento deve se desenvolver naturalmente. Por isso, deixe de fora do seu discurso frases como "pode confiar em mim" ou "acredite no que eu digo".

4. "Está barato"

Todo mundo gosta de economizar, mas o termo "barato" pode ser pejorativo, dando a ideia de algo de baixa qualidade. Por isso, prefira outras expressões, como "bom custo benefício" e "preço competitivo", que soam melhor.

5. "Nunca" e "sempre"

Cuidado com as generalizações. Termos como "nunca" e "sempre" podem não passar credibilidade. Dizer "sempre geramos resultados para os nossos clientes", por exemplo, pode soar pouco realista. O melhor é trazer números e casos de sucesso que demonstrem, na prática, o valor que a empresa já entregou para a clientela.

6. "Sendo honesto…"

Quando o vendedor diz "sendo honesto...", "para falar a verdade..." e outras expressões do tipo, a impressão que passa é de que, até o momento, ele não estava falando com honestidade. E ser honesto é essencial para ganhar a confiança do cliente em potencial e conduzi-lo até o fechamento do negócio. Por isso, é melhor evitar essas frases.

7. "Me ajude a bater a meta"

Pedir que o cliente compre para que você possa bater a meta é outra péssima ideia. Isso demonstra desespero e mostra que faltam argumentos, de modo que é preciso apelar para a emoção. Além disso, o consumidor pode entender que você está forçando a venda a qualquer custo, mesmo que ela não vá ao encontro das necessidades dele, só para que você atinja seu objetivo.

8. Frases negativas

Evite usar frases negativas para falar dos produtos ou serviços da empresa. O foco é destacar os atributos positivos. Por isso, o melhor é explicar como a oferta pode ajudar o potencial cliente, sem dar enfoque ao que ela não dá conta de fazer.

Outras dicas do que não dizer para os seus clientes em potencial

Além dessas frases de vendas mais específicas, há algumas dicas mais gerais de falas que você deve evitar em conversas com um cliente em potencial. Veja quais são:

Criticar a concorrência

Destacar os pontos negativos dos produtos ou serviços concorrentes para exaltar as suas ofertas pode ter o efeito oposto ao desejado. O cliente, em vez de querer comprar a solução que você oferece, pode entender a atitude como desesperada e, pior do que isso, questionar a sua ética. Portanto, foque na sua oferta, sem fazer comparações com empresas concorrentes ou criticá-las.

Falar demais

Praticar a escuta ativa é uma das características dos bons vendedores. Ouvir é importante para que o cliente se sinta amparado e também para que o vendedor possa sentir empatia pelas dificuldades dele. É com base nessas informações que será possível, ainda, personalizar o seu discurso e fazer a melhor oferta. Falar demais, por outro lado, pode deixar o cliente confuso, achando que você deseja vender a qualquer custo.

Prometer resultados falsos

Prometer resultados que você sabe que o produto ou serviço não podem trazer pode ser um tiro no pé. Se for feita com base em falsas promessas, a venda fechada hoje pode se transformar em um cancelamento amanhã, trazendo mais prejuízos para a empresa do que se o negócio não tivesse sido concretizado. E o pior: o cliente que se sentiu enganado pode reclamar da sua empresa nas redes sociais ou em sites de avaliações, prejudicando sua reputação.

Falar mal da própria empresa

Assim como falar mal da concorrência, criticar a empresa em que trabalha também não é uma boa ideia. Seja transparente sobre o que a empresa pode oferecer ao cliente, mas não a critique diretamente. Isso pode prejudicar não só o fechamento da venda como a sua imagem como vendedor.

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