Metas SMART: entenda o que são e aprenda a definir as suas

Uma meta SMART é aquela que é definida com base em uma série de critérios: deve ser específica, mensurável, atribuível, realista e temporal. A estratégia serve para auxiliar as empresas a determinarem objetivos de maneira mais inteligente.

Resultados Digitais
Resultados Digitais8 de agosto de 2022
Semana da Transformação Digital

Você já sentiu que está trabalhando duro, mas não consegue chegar aos resultados que deseja?

Talvez o problema não esteja na quantidade de horas trabalhadas, mas nos objetivos que estão sendo escolhidos. Estabelecer metas de maneira correta pode contribuir para focar esforços no lugar certo e aumentar as chances de alcançar os seus objetivos.

Uma estratégia muito usada para fazer isso são as metas SMART. Por meio desse método, é possível determinar objetivos melhores.

Quer saber mais sobre o que são, como defini-las e ainda ver alguns exemplos? Então continue a leitura!

O que são metas SMART?

Uma meta SMART é aquela que é definida com base em cinco critérios: ela deve ser específica, mensurável, atribuível, realista e temporal. O modelo pode ser usado por pessoas ou empresas para estabelecer objetivos mais inteligentes.

O termo foi usado pela primeira vez por George T. Doran, que publicou, na edição de novembro de 1981 da revista Management Review, um artigo chamado There's a S.M.A.R.T. way to write management's goals and objectives. O texto discute a importância de ter e de definir objetivos, além de apontar as características que uma meta deve ter.

No artigo, o autor sugere ainda alguns cuidados que é preciso tomar na hora de definir objetivos usando esse modelo. Ele adianta que nem todas as metas vão atender sempre a todos os critérios. Porém, é importante tentar se aproximar ao máximo deles.

Com o passar do tempo, os critérios foram sendo adaptados conforme diferentes autores e traduções. Peter Drucker, por exemplo, disseminou tanto esse modelo que muitas vezes é apontado como seu criador.

Por isso, na internet, é possível encontrar versões diversas. A letra A, por exemplo, pode fazer referência à atribuível ou atingível. O R, por sua vez, pode ser relevante ou realista. 

Em nosso post, vamos seguir a definição trazida pelo autor do artigo original. Confira, então, quais são as características de uma meta SMART:

  • S (Específica): consiste em saber o que será alcançado e as ações que serão tomadas para chegar lá
  • M (Mensurável): é preciso ter indicadores para mensurar o progresso da meta
  • A (Atribuível): é necessário especificar quem será o responsável pelo alcance da meta
  • R (Realista): defina metas que podem ser realmente atingidas, levando em consideração os recursos disponíveis
  • T (Temporal): tenha um prazo para alcançar a meta

Quais são as vantagens de usar metas SMART?

Os critérios SMART têm diversos benefícios para as pessoas e empresas que os adotam. Eles são eficientes para trazer clareza, foco e motivação para alcançar os objetivos.

Usar a estratégia também ajuda a garantir que as suas metas sejam atingidas em determinado período de tempo, já que é preciso estabelecer um cronograma.

Além disso, a estratégia é fácil de ser usada por qualquer pessoa, sem exigência de ferramentas ou treinamentos.

Como definir metas SMART?

Agora que você já sabe o que são e quais as vantagens, veja na prática como definir metas SMART.

S (Específica)

Ao definir um objetivo, seja específico sobre o que deseja alcançar. Pense sobre esse critério como uma espécie de missão para a sua meta. 

Não é preciso detalhar ainda como vai alcançá-lo, mas é importante responder questões como:

  • O que eu desejo alcançar?
  • Por que essa meta é importante?
  • Quem são os envolvidos?
  • Quais são os recursos necessários?

M (Mensurável)

É importante que os seus objetivos sejam mensuráveis para que você possa medir o progresso e continuar motivado. 

Na hora de definir suas metas, procure responder questões como:

  • Quais são os resultados esperados, em termos quantitativos?
  • Como vou saber se minha meta foi alcançada?
  • Quais métricas podem ser usadas para acompanhar os resultados?

A (Atribuível)

É preciso que a meta tenha um dono, seja um profissional ou uma equipe. É preciso especificar quem vai realizar as atividades necessárias para atingir o objetivo.

Para saber se a sua meta é atribuível, procure responder questões como:

  • Quais são as equipes ou pessoas responsáveis alcançar a meta?

R (Realista)

Esse critério tem relação com assegurar-se de que a meta pode de fato ser atingida. É importante ter objetivos desafiadores para aumentar a motivação, mas, quando eles são impossíveis de alcançar, podem acabar tendo o efeito oposto, frustrando a equipe.

Para saber se a sua meta é realista, procure responder às seguintes questões:

  • Quão realista é o objetivo, considerando fatores diversos, como o orçamento disponível?
  • Tenho todos os recursos necessários para o alcance do objetivo?

T (Temporal)

Todo objetivo precisa de um prazo. Caso contrário, você pode dar prioridade a outros projetos e abandoná-lo pelo caminho. Essa é a ideia desse critério: evitar que tarefas do dia a dia entrem no caminho dos seus objetivos maiores, além de criar senso de urgência.

Para garantir uma meta temporal, responda às seguintes perguntas: 

  • Qual é o prazo final do projeto?
  • O que pode ser alcançado nesse período?

Template de meta SMART

Se você fez todas as perguntas que listamos anteriormente e chegou a uma meta SMART, pode resumi-la em um template simples. Basta completar a frase com as definições do seu objetivo:

Nosso objetivo é fazer [objetivo quantificável] até [prazo final]. [Os responsáveis] vão alcançá-lo fazendo [as etapas que serão seguidas].

Exemplos de metas SMART

A seguir, confira alguns exemplos práticos que podem ajudar a definir as suas próprias metas.

Aumentar as vendas do produto X em 10% em agosto de 2022

  • S (Específica): aumentar as vendas do produto X
  • M (Mensurável): espera-se vender 10% a mais do produto no período estipulado em comparação com o mês anterior
  • A (Atribuível): a meta é de responsabilidade da equipe comercial
  • R (Realista): a empresa tem os vendedores necessários para alcançar o objetivo
  • T (Temporal): o prazo final é agosto de 2022

Diminuir em 15% os custos com anúncios até dezembro de 2022

  • S (Específica): diminuir os custos com anúncios
  • M (Mensurável): espera-se economizar 15% com anúncios dentro do período definido
  • A (Atribuível): a meta é atribuída aos profissionais de marketing responsáveis pela criação de campanhas
  • R (Realista): a empresa tem os profissionais necessários para otimizar as campanhas
  • T (Temporal): o prazo final é dezembro de 2022

Continue aprendendo sobre definição de metas

Além dos critérios SMART, existem outras técnicas e dicas que você pode seguir para definir seus objetivos. Se você quiser saber mais, assista ao webinar gratuito Como definir suas metas e elaborar seu planejamento a partir delas, que fizemos com especialistas no tema!

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Perguntas frequentes

O que são metas SMART?

Uma meta SMART é aquela que é definida com base em uma série de critérios: deve ser específica, mensurável, atribuível, realista e temporal. A estratégia serve para auxiliar as empresas a determinarem objetivos de maneira mais inteligente.

Quais são os exemplos de metas SMART?

Um template de meta SMART é o seguinte: Nosso objetivo é fazer [objetivo quantificável] até [prazo final]. [Os responsáveis] vão alcançá-lo fazendo [as etapas que serão seguidas]. Exemplos de meta SMART: Aumentar as vendas do produto X em 10% em agosto de 2022 e Diminuir em 15% os custos com anúncios até dezembro de 2022.

Quais são os 5 atributos SMART de uma meta?

Os 5 atributos SMART de uma meta são: S (Específica), M (Mensurável), A (Atribuível), R (Realista) e T (Temporal). O termo foi usado pela primeira vez por George T. Doran, que publicou, na edição de novembro de 1981 da revista Management Review.

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