6 vantagens que uma empresa tem ao treinar uma equipe de vendas

Uma empresa que investe recursos em treinamento de pessoal colherá resultados cada vez melhores; já um funcionário bem treinado se sentirá motivado para performar cada vez melhor

Letícia Medeiros
Letícia Medeiros16 de fevereiro de 2018
Semana da Transformação Digital

Você acredita que algumas empresas ainda acham que treinar suas equipes é uma perda de tempo e indagam: por que ensinar uma pessoa que vai sair da minha empresa algum dia?

Há também aqueles que acreditam que o treinamento de equipe pode gerar desconforto e competitividade entre os funcionários!

Ledo engano. Treinar sua equipe faz com que os colaboradores entreguem resultados melhores, chegando até a cargos de liderança em menos tempo.

No cenário digital em que vivemos as pessoas buscam cada vez mais por informações e conhecimento para tomarem melhores decisões. E na área de vendas isso não é diferente. Um bom vendedor se modifica, testa argumentos e apresentações diferentes para, lá na frente, ter resultados melhores.

Uma empresa que investe recursos em treinamento de pessoal colherá resultados cada vez melhores, enquanto um funcionário bem treinado se sentirá motivado para performar cada vez melhor.

Aqui na RD os treinamentos são sempre feitos pelo menos uma vez por semana para cada colaborador, indo de uma conversa informal sobre um novo assunto até um treinamento estruturado com pessoas de outras empresas.

Citarei aqui 6 provas de que uma empresa deve investir em treinamento para escalar os resultados de seu time de vendas.

Receita Previsível: melhores práticas de vendas

Veja no 5º capítulo do livro Receita Previsível, de Aaron Ross e Marylou Tyler, como encurtar o seu ciclo de vendas e aumentar a produtividade da sua equipe

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1. Conquistar multiplicadores de conhecimento dentro da organização

Quando você capacita um colaborador, ele se torna fonte de conhecimento daquele assunto, podendo partilhá-lo com outros colaboradores e até mesmo replicar este treinamento para novos funcionários.

Você pode ter funcionários que são fãs da sua empresa e isso começa quando a empresa cria multiplicadores de conhecimento!

Na RD não são apenas os gestores que fazem treinamento, pelo contrário, os próprios players que têm interesse participam.

2. Reter talentos

Um colaborador que recebe treinamento sente-se motivado a continuar na empresa porque tem o sentimento de ser valorizado por quem o contratou.

Empresas contemporâneas investem pesado em treinamento de equipe para poder reter os talentos, já que a procura por pessoas qualificadas está cada vez maior.

Se o seu colaborador não estiver sendo desenvolvido, ele procurará outra empresa que investe em treinamento. Portanto, comece agora mesmo a dedicar um período da sua estratégia para desenvolver seus funcionários.

3. Aumentar o ânimo de colaboradores antigos

Você motivará colaboradores mais antigos quando criar treinamentos de review e, principalmente, treinamentos novos, sobre assuntos que eles ainda não conhecem.

Eles se sentirão acolhidos pela empresa, principalmente aqueles que estão há mais de 2 anos na empresa.

4. Estreitar laços entre novos e antigos colaboradores

Nem sempre novos colaboradores se integram de forma fácil dentro do time e alguns colaboradores antigos são resistentes às mudanças. Sendo assim, criar laços entre colaboradores novos e antigos se torna mais difícil.

Uma boa iniciativa é fazer treinamentos de integração para que “antigos” e “novos” se conheçam, criem afinidades e sintam que fazem parte de um mesmo time (empresa).

Quando eu entrei na RD, fizeram um onboarding para todos novos colaboradores, que consistiam em diversos treinamentos para entender como funcionam todas as áreas da empresa. Senti que eu fazia parte do todo e aquela ansiedade inicial de me encaixar facilmente sumiu!

5. Desenvolver as habilidades dos colaboradores

Quanto melhor treinada uma pessoa, mais ela estará preparada para desenvolver suas habilidades dentro da equipe. Se o treinador focar em trabalhar essas habilidades nos treinamentos, certamente trará resultados maiores para a empresa.

Uma equipe treinada tem uma capacidade maior de entrega, o que pode aumentar os resultados que a empresa precisa.

6. Gerar mais vendas

Uma equipe bem treinada pode gerar mais vendas sim!

Dentro do treinamento de vendas pode-se incluir módulos de como atingir as metas do mês, por exemplo, colocando top performers dentro da empresa para mostrarem como chegam em seus objetivos todos os meses.

Implantar um programa de treinamento de vendas para novos vendedores, por exemplo, é um ótimo pontapé para que os vendedores já entendam como chegar em seus objetivos.

Aqui na RD nós costumamos fazer compartilhamentos semanais e sempre incluímos o tema “vendas” dentro do escopo de cada treinamento.

E em sua empresa, como são os treinamentos? Compartilhe nos comentários!

Letícia Medeiros

Letícia Medeiros

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