KPIs (Key Performance Indicators): O que são e o que você precisa saber sobre os Indicadores de Negócio

Os KPIs (em inglês Key Performance Indicators) são os Indicadores-Chave de Desempenho observados por um negócio. Ou seja: os valores quantitativos fundamentais que medem os seus principais processos internos.

Eles são parte fundamental da gestão da empresa e possibilitam um melhor gerenciamento do desempenho e sucesso de estratégias. Com os KPIs, a empresa consegue entender como está cada um dos números e traçar metas plausíveis e realizáveis.

Se o Custo de Aquisição do Cliente está alto, os gestores sabem que devem olhar mais atentamente os processos dentro das áreas de Marketing e Vendas. Já se a retenção está baixa, as etapas de atendimento ao cliente que precisam ser observadas.

As métricas devem ser separadas em níveis: as mais gerais e estratégicas para o negócio como um todo e as mais específicas, que dizem respeito a uma determinada área ou detalhe operacional.

Qual é a diferença entre KPIs e métricas? KPIs são critérios essenciais para o objetivo e andamento do negócio. Já uma métrica é só algo a ser quantificado. Se essa métrica virar um ponto importante para sua estratégia como um todo, torna-se um KPI.

Quer uma planilha para acompanhar melhor suas métricas e KPIs?

Fill in x

PLANILHA + EBOOK Acompanhamento de Métricas de Marketing